Notícias

Doenças cardíacas provocam cerca de 800 mortes por dia no Brasil

21 set 2015 às 14:42

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 17 milhões de pessoas no Brasil sofrem com doenças cardiovasculares e 300 mil morrem em decorrência delas todos os anos, sendo 820 mortes por dia, 30 mortes por hora e uma morte a cada dois minutos. Para evitar problemas cardíacos, a prevenção ainda é o melhor remédio.

A partir dos 40 anos o paciente deve ir ao cardiologista uma vez ao ano para realizar exames como teste ergométrico e ecocardiograma. Caso tenha fatores de risco familiar ou hábitos como tabagismo, alteração do colesterol e glicemia, a consulta deve ser agendada a cada seis meses, explica o cardiologista George Soncini, da Cardiologia Sugisawa.


O cardiologista alerta que dor que aperta o peito após esforço físico, que melhora em repouso, cansaço desproporcional ao esforço realizado, dor no peito que sobe para a mandíbula e dor de estômago são sintomas de possíveis problemas cardíacos. Ao sentir qualquer um desses sinais associados a náuseas ou vômitos, o paciente deve procurar o cardiologista, comenta.


Segundo ele, obesidade, tabagismo e diabetes facilitam o aparecimento de doenças cardíacas. Esses fatores aceleram o entupimento dos vasos coronarianos e aumentam a pressão arterial, que acarreta em muitos casos o infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, o AVC, revela o cardiologista.


Atividades físicas e uma alimentação balanceada são as chaves para manter o coração saudável. O coração é um músculo e deve ser tratado como tal. O paciente deve realizar exercícios regulares, hidratação adequada, alimentação rica em frutas, verduras e cereais, evitando açúcares e sódio, comenta Dr. George Soncini.


De acordo com o cardiologista, a prática de exercício físico condiciona o coração nos momentos de repouso a bater em frequência cardíaca mais baixa com eficiência, mantendo a pressão arterial adequada. Quando houver momentos de estresse intenso, ele reagirá com menos alterações fisiológicas perigosas, como taquicardia e hipertensão arterial, ressalta.
É importante lembrar que, junto da alimentação saudável e da atividade física os momentos de relaxamento e descontração também são aliados de um coração saudável.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia disponibiliza uma cartilha para cuidados com o coração. Para saber mais, acesse: http://prevencao.cardiol.br/campanhas/pdf/cartilha-crianca2015.pdf.


Continue lendo