Notícias

Desconhecimento é o maior risco das doenças de tireoide

25 mai 2014 às 16:09

A semana entre os dias 25 e 31 de maio é marcada mundialmente como Semana Internacional da Tireoide. Entidades médicas de todo o planeta dedicam esses dias à intensificação de campanhas de esclarecimento sobre a importância dessa glândula para nossa súde. Em Curitiba, a semana será marcada por um café da manhã no Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital de Clínicas.

O Vice presidente da Sociedade Brasileira de Endrocrinologia e Metabologia regional Paraná, Dr. Cleo Otaviano Mesa Junior, está conduzindo a mobilização no Estado. O médico alerta para a falta de informações da população sobre a glândula. "Muitas pessoas desconhecem essa importante glândula de nosso corpo, que produz hormônios fundamentais para nossas funções cerebrais, funcionamento intestinal, formação da pele e do cabelo, entre outras funções".


Estima-se que 10% da população sofra de alguma doença relacionada à glândula como o hipertireoidismo, o hipotireoidismo, ou os nódulos de tireóide. Doenças de fácil diagnostico e tratamento e que permite uma vida normal se controlada. No entanto, como os sintomas podem ser leves ou inespecíficos; como cansaço, ganho ou perda moderada de peso, sensação de calor ou frio intensa e queda de cabelo; muitas pessoas não procuram atendimento médico. As doenças tireoidianas podem causar complicações graves quando não tratadas, como problemas cardiovasculares, alterações de humor como depressão, problemas de fertilidade entre outros.


Um dos focos da semana de tireóide é a interferência das disfunções da glândula na atividade física e, principalmente no esporte de alto rendimento. "O hipertireidismo (excesso de hormônios tireoidianos), por exemplo, prejudica o desempenho do esportista. Com tratamento e acompanhamento médico adequado, o atleta consegue manter o rendimento", destacou.

Durante toda a semana médicos endocrilogistas de Curitiba percorrerão os principais pontos e unidades de saúde da cidade distribuindo material de orientação. Na quarta-feira, 28, um café da manhã no Serviço de Endocrinologia e Metabologia do HC fechará a programação. Na ocasião, os médicos explicarão aos pacientes e funcionários do hospital e à população em geral os procedimentos de diagnóstico e tratamento das doenças de tireóide.


Continue lendo