Representantes dos colegiados dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL, se reuniram nesta segunda-feira (28) com o reitor em exercício da UEL, Ludoviko Carnasciali dos Santos para discutir alternativas e ferramentas para estimular a doação de sangue entre os estudantes.
Também participou do encontro, na Reitoria, o diretor técnico do Hemocentro do Hospital Universitário (HU), Fausto Celso Trigo.
Entre as alternativas levantadas está a criação de um projeto piloto de formação complementar envolvendo os estudantes em palestras educativas, visitas periódicas ao Hemocentro e ao estabelecimento da doação regular. O objetivo é que a proposta cidadã seja levada a todos os cursos de graduação da UEL, alcançando mais de 13 mil alunos.
Segundo Fausto Celso Trigo, o número de doações para o Hemocentro se encontra quatro vezes menor do que o ideal, daí a importância em buscar alternativas de reposição e regularização do estoque.
Interessados colaborar com o Hemocentro podem fazer a doação de sangue de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h30, e aos sábados, das 8 às 17h30. O endereço é Rua Cláudio Donizete Cavalieri, 162 – próximo ao HU, na zona leste de Londrina. Podem doar maiores de 18 anos, que gozem de boa saúde e que pesem acima de 52 quilos (descontar vestuário).