Os cursos de design de moda, do CECA (Centro de Educação, Comunicação e Artes), e de Enfermagem, do CCS (Centro de Ciências da Saúde), produziram um tutorial para ensinar a confeccionar máscaras descartáveis em SMS, o Spunbond Meltblown Spunbond. Esse material é vendido pela indústria como um não tecido. É muito usado para embalar instrumentos cirúrgicos. O tutorial pode ser usado para a confecção das máscaras por qualquer hospital e clínica que tenha o SMS.
O tutorial da UEL (Universidade Estadual de Londrina) alerta que essas máscaras são para uso em situações extremas e devem seguir as recomendações de uso das máscaras de TNT descartáveis. O projeto do design e da enfermagem fornece - além do tutorial - os moldes e um manual técnico para a confecção das máscaras, ensinando o processo de costura. As responsáveis pela proposta de confecção das máscaras em SMS são as professoras Danielly Negrão, do Departamento de Enfermagem/CCS e Thassiana Miotto, do Departamento de Design/CECA.
Confecção
Leia mais:
Nova Maternidade do HU de Londrina registra 1,8 mil partos em um ano
Estudo científico confirma a transmissão vertical do vírus oropouche
Ministério da Saúde e Anvisa fazem campanha contra Mpox em portos e aeroportos
Após vaivém, Saúde recusa oferta de vacina atualizada da Covid por falta de registro da Anvisa
Os professores do curso de Design de Moda, conforme a professora Thassiana Mioto, estão se mobilizando, com o objetivo de organizar a confecção de máscaras e pijamas a partir do SMS, para direcionar ao HU (Hospital Universitário), caso a instituição venha a precisar. O pedido à professora foi feito pelo vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini, que é professor do CCS.
Durante o final de semana, a professora Thassiana Miotto, em parceria com a professora Danielly Negrão, confeccionou alguns modelos para serem testados no HU/UEL. Outra Uma professora do Departamento de Design de Moda conseguiu uma doação grande de SMS com a indústria. "Hoje a gente começa uma nova frente que é pensar a logística da produção [das máscaras e pijamas]".
A professora Danielly Negrão, do Departamento de Enfermagem, integra o NINTER (Núcleo Interdisciplinar de Resíduos) da UEL, que pesquisa há algum tempo a destinação final para o SMS, descartado pelo HU/UEL. Os professores do NINTER, de vários cursos e centros, fazem um trabalho de discutir a destinação de resíduos e materiais recicláveis.