Notícias

Crise do HU será debatida na Assembleia Legislativa

19 fev 2016 às 17:18

A crise do Hospital Universitário (HU) de Londrina será tema de reunião convocada pelas comissões de Saúde e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em Curitiba, no dia 9 de março, às 9h30, na Assembleia Legislativa do Paraná. O objetivo é discutir e propor alternativas para socorrer o HU e evitar o fechamento de mais leitos e suspensão de atendimento à população do Norte do Paraná e outros estados.

O deputado estadual Tercilio Turini, um dos organizadores do encontro, informa que serão convidados autoridades estaduais, de Londrina e parlamentares. A lista inclui os secretários de Saúde do Paraná, Michelle Caputo Neto, e de Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes, o prefeito Alexandre Kireeff e o secretário municipal de Saúde Gilberto Martin, o presidente da Câmara Fabio Testa e vereadores da Comissão de Seguridade Social, a reitora da UEL Berenice Jordão, o promotor de Direitos e Garantias Constitucionais Paulo Tavares e os diretores do HU.



Turini lembra que o HU é um dos maiores hospitais públicos do Paraná e atende pacientes de cerca de 250 municípios paranaenses e outras 100 cidades de estados como São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. "Apesar de toda relevância no sistema de saúde pública, o hospital enfrenta grave crise que coloca em risco o atendimento aos pacientes", afirma.


Os principais problemas são falta de funcionários, sobrecarga de serviços, escassez de recursos para manutenção e quantidade de leitos menor do que o necessário. "Temos informações de que essas dificuldades já levaram a direção do HU a tomar recentemente uma medida drástica: 20 leitos do hospital foram desativados porque não havia condições de mantê-los para o correto e seguro atendimento", acrescenta o deputado.

Diante da situação de emergência e como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Tercilio Turini propôs a reunião conjunta com a Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Dr. Batista. "Pretendemos discutir e propor medidas urgentes para minimizar a crise do HU", afirma Turini.


Continue lendo