As crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas começaram a ser vacinadas nesta segunda-feira (12) em Londrina contra a Influenza, vírus que causa a gripe. A campanha é nacional e em Londrina acontece em 38 UBS (Unidades Básicas de Saúde), nas zonas urbana e rural, de segunda a sexta, das 7h às 19h. Para evitar aglomerações a vacinação deve ser agendada em uma dessas unidades por telefone.
Alessandra Patrícia Figueiredo que mora próximo à UBS Carnascialli, na zona norte da cidade, sabia que a campanha começava hoje, mas não sabia que era preciso agendar. Como a procura ainda estava tranquila na unidade, ela vacinou a filha Alexya Soares Figueiredo, 3. "Quanto antes ela ficar protegida, melhor. A ideia de vir cedinho foi justamente pensando no movimento que pode aumentar ao longo do dia”, disse. A estimativa é de que cada unidade tenha capacidade de aplicar de 50 a 100 doses por dia.
Diferente de anos anteriores, a vacinação contra Influenza em 2021 está começando pelas gestantes, puérperas e crianças. "Por conta do intervalo necessário entre a vacina da gripe e da Covid-19, que é de 14 dias, estamos iniciando a campanha de Influenza com esse público que não faz parte da imunização contra o coronavírus. Lembrando que a cobertura vacinal deve ser acima de 90%”, destacou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. Tradicionalmente, a ação começa imunizando as pessoas da terceira idade.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Leia mais na Folha de Londrina.