O HU (Hospital Universitário) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) permanece com superlotação de pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 nesta segunda-feira (3), além de ter outros 32 pacientes aguardando um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para adultos.
No comunicado divulgado no início da tarde desta segunda, a direção do HU informa que a capacidade instalada de leitos para a Covid-19 (96 leitos de enfermaria, 106 leitos de UTI adultos e 11 de UTI pediátricas) está em operação.
Porém, enquanto as vagas de enfermaria exclusivas para o coronavírus estão com taxa de ocupação de 59% e a UTI pediátrica tem lotação de 9%, as UTIs adultas para coronavírus estão 99% ocupadas.
Além disso, há pacientes em tratamento de Covid-19 internados em UTIs voltadas para tratamentos diversos – incluindo acidentes –, o que compromete a capacidade do hospital em receber pessoas encaminhadas pelo SUS para urgência e emergência.
No fim da nota, a direção do HU reitera o pedido para que as pessoas não procurem diretamente o pronto-socorro do hospital, dando preferência a outras unidades de urgência e emergência.