Notícias

Com risco de epidemia, Londrina antecipa mutirões de combate à dengue

21 mai 2014 às 10:00

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou medidas emergenciais de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. A partir desta quinta-feira (22), serão feitos mutirões em todas as regiões do município. Cerca de 800 pessoas, entre funcionários da Secretaria de Saúde, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e voluntários, estão escalados para o trabalho, que deve terminar na terça-feira (27).

Serão realizados mutirões de limpeza de resíduos, retirada de criadouros e uso do fumacê. Durante a passagem do carro pelos bairros, os moradores devem deixar as portas abertas, proteger os alimentos e animais de estimação. A Secretaria de Saúde pede para que os londrinenses fiquem atentos a objetos e recipientes que possam acumular água dentro e fora de casa. A orientação é que o líquido seja retirado de pneus, vasos e garrafas. Ainda de acordo com a Secretaria, 85% dos focos são encontrados dentro de residências.


A Prefeitura de Londrina declarou estado de emergência na última segunda-feira (19). Até agora, 838 casos de dengue estão confirmados na cidade e há 1300 suspeitas da doença. A primeira vítima fatal foi confirmada pela 17ª Regional de Saúde na última quinta-feira (15). Maria José da Silva, 81 anos, faleceu no dia 29 de abril depois de permanecer internada 11 dias no Hospital Zona Norte.

Outra medida adotada será o aumento do valor da multa para moradores que têm foco de dengue em casa. O prefeito Alexandre Kireeff pretende assinar um decreto que altera de R$ 300,00 para R$ 630,00. (Com informações da CBN Londrina).


Continue lendo