A doação feita na coleta solidária das missas de Corpus Christi, 04 de junho, de Londrina e região será destinada à Santa Casa de Londrina. A escolha do Hospital como beneficiado da coleta solidária foi uma decisão conjunta do arcebispo dom Orlando Brandes e padres de paróquias locais. A arquidiocese de Londrina reúne 75 paróquias em Londrina e cidades da região.
O valor doado será investido na compra de lençóis para os 192 leitos da Santa Casa. Referência em atendimentos de alta complexidade, a Santa Casa realiza, em média, 4.180 atendimentos/mês, entre urgência e emergência, internações e cirurgias.
O ideal para atender essa demanda seriam 1.536 lençóis e 768 fronhas. O gerente de Apoio da Santa Casa, Carlos Alberto de Oliveira, explica que o número considera 4 kits por leito – um na cama, o segundo lavando e outros dois disponíveis para uso. "Isso para uma troca diária. Mas em muitos casos, trocamos até quatro vezes a roupa de cama no mesmo dia", ressalta.
Um kit – dois lençóis e uma fronha – usado em cada troca de roupa de cama, custa R$ 37,00 para o Hospital que compra em grande quantidade e direto da fábrica. Um montante de R$ 28.416,00 para comprar o enxoval de cama completo. Carlos Oliveira afirma que, devido ao processo de higienização, o enxoval de um hospital precisa ser completamente reposto a cada 4 meses.
O lençol usado pelo Hospital é maior que o solteiro normal e tem 2,60 por 1,60m para que não se solte do colchão. O tecido é o percal branco, 180 fios.