Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No Jardim Sabará

Cismepar prevê entrega de Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência só para fevereiro de 2024

Guilherme Marconi - Redação Bonde
08 ago 2023 às 15:18

Compartilhar notícia

- CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O atraso na obra do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência foi o tema da reunião entre os vereadores da Comissão de Fiscalização da Câmara Municipal de Londrina e os gestores do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) na manhã dessa terça-feira (8). O prédio está sendo erguido em uma área doada pelo Município de Londrina no Jardim Sabará, região oeste.


A construção foi orçada em R$ 5,2 milhões de recursos federais do Ministério da Saúde e foi licitada pelo Cismepar. As obras começaram em setembro de 2021 e tinham prazo de entrega de 12 meses após a assinatura da ordem de serviço.  Porém, até agora apenas 48% da construção foi executada, segundo o último levantamento dos órgãos fiscalizadores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entretanto, de acordo com o presidente da comissão, o vereador Roberto Fú (PDT), a construtora e os gestores do Cismepar informaram que os repasses da União foram suspensos na transição entre o governo Bolsonaro e Lula.  Por isso, a obra que ficou paralisada em seis meses.  A construtora diz que está com poucos funcionários no local por conta da dificuldade de caixa. Em maio desse ano, os repasses foram retomados, mas ainda não seria suficientes para acelerar o ritmo da obra. "A obra não foi abandonada, mas suspensa pela falta de recursos. Há uma preocupação da Câmara porque existem poucos funcionários trabalhando na obra. Iremos cobrar o governo e a Caixa Econômica e agendamos um reunião com o banco, que é o responsável pelas medições e liberação de recursos", disse Fú.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses

Imagem de destaque
Até julho, 544 atendimentos

Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres

Imagem de destaque
Análise

Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente

Imagem de destaque
Novos dados

Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos


O diretor do Cismepar, Diego Augusto Buffalo, informou que a empresa pediu mais prazo com previsão de entrega da unidade de saúde e reabilitação para fevereiro de 2024.  "Temos cobrado o governo federal e pedido ajuda das forças políticas locais com a interlocução com o Ministério da Saúde.  A construtora estava com quatro medições atrasadas. A obra toda funciona por meio de repasses do governo federal, mas a empresa cogitou a hipótese de concluir o trabalho até dezembro deste ano", respondeu. 

 

Quando ficar pronto, o Centro Especializado de Reabilitação (CER) será a quinta unidade implantada no Estado para beneficiar mais de 100 mil pessoas com deficiência que residem nos 21 municípios da região norte do Estado.  O local deverá contar com 40 profissionais com equipes multidisciplinares formadas por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, educadores físicos, fonoaudiologos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais.  

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo