A ciência, cada vez mais, faz estudos relacionando pessoas e cachorros afim de descobrir os efeitos positivos dessa parceria. Além disso, eles buscam saber quais as relações entre os cães e pessoas que passaram por situações traumáticas.
A fundação Corthouse Dogs Foundation, por exemplo, treina os animais para confortar seus donos que estão passando por momentos difíceis e estressantes na vida. Tudo isso porque pesquisas apontam diferenças no biológico das pessoas que convivem com os bichinhos, elevando assim os níveis de oxitocina, hormônio conhecido como 'hormônio do amor', nos trazendo bem-estar emocional.
Em entrevista ao Business Insider, o autor de The Genius of Dogs e professor de neurociência na Universidade Duke, nos EUA, afirma que "Cachorros têm um laço incrível com as pessoas". Além disso, "Só fazer contato visual com cachorros já aumenta nossos níveis de oxitocina. Isso faz com que os animais sejam muito valiosos para pessoas que estão passando por estresse ou se recuperando de experiências traumáticas."
(com informações do site Revista Galileu)