Notícias

Casos de meningite por bactéria crescem 61% em Londrina

14 dez 2011 às 17:43

Os casos de meningite transmitida por bactérias e vírus tiveram um aumento significativo em 2011 em Londrina. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, entre janeiro e novembro, já foram registrados 29 casos de meningite bacteriana, o que representa 61% de aumento em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 18 pacientes foram diagnosticados com a doença, que pode ser fatal.

De acordo com a Rádio Brasil Sul, a elevação também foi registrada em casos de meningite viral, forma mais branda da doença. De janeiro a novembro de 2010, 50 casos foram registrados. Neste ano, o número de pacientes diagnosticados com a meningite transmitida por vírus é de 123 até o mês passado.


Em entrevista a Rádio Brasil Sul, a gerente de Epidemiologia, Léia Pereira, justificou que nos anos anteriores, a população estava mais preocupada com a higiene por causa das epidemias da gripe H1N1, o que dificultou a transmissão de outras doenças, entre elas, a meningite. Ela também alertou que é necessário tomar alguns cuidados no final deste ano. "Durante o período do Natal, as pessoas ficam aglomeradas em áreas fechadas com ar condicionado. É importante permanecer em locais arejados com ventilação", comentou.

Os principais sintomas são febre, dor de cabeça intensa, diarréia e principalmente vômito. Léia ressaltou que neste caso, a pessoa deve procurar imediatamente um posto de saúde para exames específicos. (Com informações da Rádio Brasil)


Continue lendo