Notícias

Caso de dengue poderá ser notificado via web em Londrina

24 jan 2013 às 19:06

Desde o início desta semana, a Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Saúde, está testando um projeto para a notificação de casos suspeitos de dengue via web. O sistema pioneiro foi distribuído para todos os hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Prontos Atendimentos da cidade.

De acordo com a gerente de Ações em Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Léia Pereira, a ideia do projeto partiu da observação de que anualmente os casos suspeitos de dengue são notificados para fins de monitoramento e investigação através do telefone ou fax e, a cada ano, verifica-se a necessidade de coletar os dados de forma mais ágil.


"Desde o início da semana, os profissionais de saúde têm à disposição a ferramenta de notificação de dengue via web, através do endereço eletrônico epidemiolondrina.wordpress.com. Essa ferramenta oferece uma alternativa para a captação de dados nas unidades de saúde de Atenção Primária, nos Prontos Atendimentos e nos hospitais locais", explicou Léia.

Todos os casos registrados no sistema têm caráter sigiloso e só podem ser acessados por técnicos do serviço de Vigilância Epidemiológica. Além disso, as fichas serão inseridas nos bancos de dados oficiais do município. Até o final de janeiro, os profissionais da saúde testarão o programa e avaliarão os prós e contras da instalação definitiva e as melhorias que podem ser realizadas para agilizar a notificação. O sistema de notificação via web não exclui o sistema estabelecido pelo Ministério da Saúde, através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), que continua sendo feito em Londrina.


Continue lendo