O lançamento da Campanha Outubro Rosa 2013 foi realizada na manhã desta terça-feira (1.º) na Câmara Municipal de Vereadores. O objetivo da campanha é sensibilizar a comunidade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
De acordo com a secretária de Políticas Para as Mulheres, Sônia Medeiros, o diagnóstico precoce do câncer de mama resulta em aproximadamente 95% de cura. "Os números comprovam a importância de campanhas como essa. O objetivo é sensibilizar a todos", observou.
O chefe de ginecologia e mastologia do Hospital do Câncer de Londrina, José D’Oliveira Couto Filho, lembrou que a legislação prevê que entre o diagnóstico da doença e a programação do tratamento o prazo não pode ser superior a 60 dias. "Londrina, por sua vez, tem positivamente realizado essa tarefa dentro de 40 dias", disse.
Dentre as autoridades que prestigiaram o lançamento da Campanha Outubro Rosa, o prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, acompanhado pelo secretariado, assim como as vereadoras Elza Correia, Lenir de Assis e Sandra Graça, que compõem a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Vereadores, além de outros parlamentares da casa legislativa.
A Campanha Outubro Rosa é uma realização do Movimento Outubro Rosa, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Políticas para as Mulheres, bem como a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, a Associação Nós do Poder Rosa e o Hospital do Câncer de Londrina.