Termina nesta sexta-feira (24) a Campanha Nacional de Atualização Vacinal. Quem mora em Curitiba e ainda não foi imunizado poderá ser levado a qualquer uma das 109 unidades básicas da Secretaria Municipal da Saúde, no horário normal de funcionamento de cada uma.
Até quinta-feira (22) foram aplicadas 11.269 doses das nove vacinas do calendário de rotina, que protegem contra treze doenças, além da que protege contra a gripe e ainda está sendo ofertada para crianças menores de 6 anos. A informação é da Central de Vacinas da Secretaria.
A campanha marca a introdução de duas novas doses. São elas: a pentavalente, que alia a antiga tetravalente (contra rubéola, caxumba, tétano, difteria, coqueluche e demais infecções por Haemophilus influenzae do tipo B) ao componente da hepatite do tipo B e a injetável contra a poliomielite ou paralisia infantil, que substituirá gradualmente a dose oral (gotinhas).
Substituições - O Ministério da Saúde aproveita a capmanha para incluir duas novas apresentações de vacinas já disponíveis na rede pública de saúde: a pentavalente e a dose injetável contra a poliomielite ou paralisia infantil.
A pentavalente é uma associação da Tetravalente (contra tétano, difteria, coqueluche e demais infecções por Haemophilus influenzae do tipo B) com a que protege do hepatite B. Já a injetável contra a paralisia substitui as três gotinhas para os bebês que estão completando 2 meses e, por isso, precisam começar o esquema de três doses contra a doença.
As crianças que começaram a ser imunizadas com as três gotinhas continuarão recebendo a vacina oral até completarem a terceira dose. (com informações da Prefeitura Municipal de Curitiba)