O Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, 24 de novembro, será marcado por ações de prevenção à população, com realização de exames clínicos gratuitos em centros de saúde localizados em sete cidades do Paraná. O dermatologista José Roberto Shibue, coordenador estadual do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), afirma que os serviços gratuitos serão prestados à comunidade das 9h às 15h em Curitiba, Londrina, Apucarana, Cascavel, Paranavaí, Guarapuava e Toledo.
Em Londrina, o atendimento acontecerá no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na capital paranaense, os profissionais da saúde vão prestar atendimento em três locais: Santa Casa de Misericórdia, Hospital Evangélico e Hospital de Clínicas. "O intuito da ação é alertar as pessoas sobre a importância da prevenção com distribuição de material explicativo e, caso sejam detectadas lesões suspeitas, fazer o encaminhamento para dar sequência ao tratamento", avalia Shibue.
Nas demais cidades do interior do Estado, os atendimentos vão ocorrer nos seguintes locais: Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Unioeste) em Cascavel, Unimed Costa Oeste em Toledo, Centro Regional de Especialidades em Paranavaí, Unimed Apucarana e Consórcio Intermunicipal de Saúde Guarapuava (Cisgap).
No ano passado, a ação atendeu 3.174 pessoas em todo Paraná, resultando na identificação de 373 lesões entre Carcinoma Basocelular (CBC), Carcinoma Espinocelular (CEC) e Melanoma (MM), que foram encaminhados para tratamento. "Estamos conseguindo um aumento gradual na procura pela prevenção, que buscamos reforçar ainda mais esse ano", ressalta o médico.
Em 2012, de acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) o Brasil deve registrar cerca de 134.170 novos casos de câncer de pele - 62.680 em homens e 71.490 em mulheres. A doença equivale a 25% do total de tumores malignos diagnosticado no país, sendo também o tipo de câncer com mais incidência em pessoas com mais de 40 anos.
Para o dermatologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Maurício Sato, para evitar a doença é necessário seguir algumas orientações essenciais, principalmente na época das férias de verão. "Criou-se uma falsa ideia de que o uso de filtro solar permite mais tempo de exposição ao sol, mas estudos mostram que a aplicação não tem sido feita corretamente, o que torna essa exposição um perigo para a pele", alerta o dermatologista.
A recomendação é que seja sempre usado o filtro solar de, no mínimo, FPS 15. O produto deve ser aplicado cerca de 2mg/cm², ou seja, uma camada necessária para cobrir a região, sem economia. Deve-se lembrar de passar o produto sempre com 30 minutos a uma hora antes da exposição solar e ser reaplicado a cada duas horas. "Estudos mostram que a média utilizada pela população é de 0,5mg/cm², o que é insuficiente", observa Dr. Maurício.
O cuidado deve ser maior com as crianças. Elas precisam estar bem protegidas e informadas sobre os riscos da exposição solar. Além do filtro bem aplicado, devem, sempre que possível, ficar na sombra e utilizar chapéus e camisetas. "Já foi constatada menor incidência de câncer de pele em pessoas com menos exposição solar na infância", comenta. Dr. Sato lembra ainda que proteger-se do sol, além de prevenir o câncer de pele, também impede o envelhecimento precoce, mantendo a pele bonita e jovem por mais tempo.
Mesmo nos dias nublados ou de mormaço, a incidência dos raios ultravioleta penetra pelas nuvens, podendo causar danos à pele, sendo que rosto, pescoço e tronco ficam de duas a quatro vezes mais expostos do que outras partes do corpo. "Os cuidados com a pele devem ser diários, sendo que a melhor forma de prevenção é o uso do protetor solar", explica o dermatologista José Roberto Shibue. Aliado a isso, roupas, bonés, chapéus e óculos de sol formam uma barreira física que ajuda na prevenção da doença.
SERVIÇO
Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele
Organização: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
Data: 24 de novembro das 9h às 15h
Exames gratuitos preventivos em sete cidades do Paraná
Informações: Site da SBD - www.sbd.org.br