A Rádio Alvorada iniciou mais uma edição da campanha solidária pela doação de tecidos para lençol e outras peças de enxoval e de uso hospitalar. Este ano, a Campanha vai beneficiar a Santa Casa de Londrina.
Com 192 leitos, sendo 36 de UTI, a Santa Casa de Londrina realiza mais de 4 mil atendimentos por mês. A maioria dos atendimentos, 76%, é de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Para atender adequadamente essa demanda, mantendo as roupas sempre em boas condições de uso, o Hospital precisa de um enxoval com mais de 1.500 peças de lençol e cerca de 700 fronhas. Volume que precisa ser reposto, no mínimo, a cada seis meses.
O gerente de Apoio, Carlos Alberto de Oliveira, explica que o ideal para a maior durabilidade das roupas hospitalares é que o Hospital tenha quatro jogos de roupas para cada leito, sendo dois lençóis e uma fronha por jogo. De acordo com Carlos, enquanto um jogo de lençóis e fronha está em uso na cama, outro fica de reserva no setor, o terceiro está lavando e o quarto está em descanso na lavanderia. "Isso para uma troca diária. Mas em muitos casos, dependendo das necessidades dos pacientes, trocamos até quatro vezes no mesmo dia", destaca.
Leia mais:
Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Segundo Oliveira, na maioria do tempo, devido dificuldades financeiras, a Santa Casa trabalha com pouco mais da metade desse volume ideal – um jogo em uso e outro lavando. "Por isso essa campanha é muito valiosa para a Santa Casa. Cada um que participar estará colaborando para o bem-estar dos pacientes", conclui.
Serviço:
O que doar
- Percal branco 180 fios – mínimo de 2,30 m de comprimento
Tecido usado para confecção de lençóis. A metragem acima é suficiente para lençol de macas. O lençol para camas dos quartos mede 2.60m de comprimento por 1,60m de largura para não se solte do colchão)
- Algodão cru tipo exportação
Tecido usado para confecção de roupas de uso interno em UTI, Centro Cirúrgico e Centro de Materiais, entre outros setores.
Onde entregar a doação
- em Londrina:
Rádio Alvorada de Londrina – rua Dom Bosco, 145
Santa Casa de Londrina – rua Espírito Santo, 523
Hospital Mater Dei – rua Sen. Souza Naves, 1681
Hospital Infantil Sagrada Família – av. J.K., 2.615
- em Ibiporã:
Paróquia Nossa Senhora da Paz – rua 1º de maio, 350
- em Rolândia:
Centro de Pastoral João de Deus, da Paróq. São José - av. dos Expedicionários - 593