A Comissão de Seguridade Social da Câmara de Vereadores de Londrina promove na quarta-feira (27), a partir das 19 horas, uma audiência pública para discutir o atendimento oferecido pelo município aos usuários e familiares dos serviços públicos de saúde mental. O evento contará com a presença de representantes da Prefeitura de Londrina, Associação Londrinense de Saúde Mental, prestadores de serviços de saúde, usuários e familiares.
A demanda pela criação de uma rede municipal de atenção à saúde mental foi um dos 18 temas discutidos por ocasião da audiência pública promovida pela Comissão de Seguridade Social em junho deste ano, quando foram apontados os principais problemas envolvendo o sistema público de saúde no município. Naquela oportunidade, usuários do sistema apontaram a necessidade de criação de uma rede municipal de atenção à saúde mental, além da construção de novos equipamentos para atendimento de dependentes de álcool e outras drogas e pessoas portadoras de transtorno psíquicos (CAPS 24 horas e CAPS Infantil).
De acordo com os organizadores da audiência, os representantes do Executivo farão uma apresentação durante 30 minutos sobre as diretrizes da política municipal para o setor, balanço dos atendimentos realizados no últimos quatro anos, orçamento e investimentos na área programados para 2014, como também para período de 2014 a 2017.
Na sequência, os representantes da Associação Londrinense de Saúde Mental deverão apresentar as considerações da entidade sobre a política municipal na área da saúde mental, sendo posteriormente aberto o debate com o presentes ao evento.
A audiência desta quarta-feira será coordenada pelo vereador Vilson Bittencourt (PSL), vice-presidente da comissão, com a participação do vereador Tio Douglas (PTB). A presidente da comissão, vereadora Lenir de Assis (PT) estará em Brasília (DF), em companhia do secretário municipal de Saúde, Francisco Eugênio Alves de Souza, em audiência com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, em busca de mais recursos financeiros para o sistema municipal.
O evento é aberto à participação da comunidade e contará com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br. A recepção aos participantes será feita a partir das 18h30 no saguão de entrada do prédio do Legislativo ( avenida Parigot de Souza, 145).