Notícias

Botox alivia problemas na próstata, diz estudo

24 mai 2007 às 15:30

Uma única injeção da droga anti-rugas Botox pode melhorar significativamente a qualidade de vida de homens que sofrem de problemas na próstata, segundo um estudo divulgado na quarta-feira (23) na Associação de Urologia Americana.
Os resultados foram publicados no jornal britânico Daily Mail, nesta quinta-feira (24).

Calcula-se que metade dos homens acima dos 60 anos de idade sofram de hiperplasia benigna da próstata (HBP), uma condição que dificulta o ato de urinar por causa de um inchaço na próstata.


Em um primeiro estágio da condição, os homens se vêem obrigados a ir ao banheiro com freqüência. Em um estágio mais avançado, a condição causa retenção urinária. Um agravamento na HBP pode levar a uma série de problemas como lesões nos rins.


Muitos homens não respondem aos tratamentos convencionais para HBP ou têm efeitos colaterais como a impotência.


Sem efeitos colaterais


O estudo conduzido pelos cientistas da Universidade de Taiwan, em conjunto com os da Universidade de Pittsburg, concluiu que a droga anti-rugas funciona em três de cada quatro pacientes e não apresenta efeitos colaterais significativos.


Durante o estudo, 37 homens que não respondiam ao tratamento convencional receberam uma injeção de Botox diretamente na próstata. Um ano depois, 27 deles apresentaram até 30% de melhoria.

Os cientistas disseram que o Botox estimula as células da próstata a morrerem programadamente, em um processo chamado de apoptose, fazendo com que a glândula não aumente de tamanho. Conseqüentemente, a capacidade urinária melhora nos pacientes.


Continue lendo