Notícias

Barulho do ronco pode provocar hipertensão

14 fev 2008 às 17:52

Um estudo conduzido por um time de cientistas internacionais sugere que dormir ao lado de quem ronca pode ser prejudicial à saúde. Os pesquisadores explicaram que a exposição a barulhos durante a noite, desde roncos a ruídos de aviões e carros pode aumentar a pressão arterial e causar hipertensão, mesmo que a pessoa esteja dormindo.

O estudo, publicado na revista especializada European Heart Journal, monitorou o sono de 140 voluntários que moravam perto do aeroporto de Heathrow, em Londres, e de outros três aeroportos europeus. Os especialistas concluíram que os barulhos externos que invadiam os quartos, assim como os que emanavam da pessoa que dormia ao lado, tinham o mesmo efeito na pressão arterial dos voluntários.


A pesquisa mostrou que a pressão arterial subia cerca de 0.66mm Hg para cada aumento de cinco decibéis no volume dos ruídos. Os especialistas salientaram que o tipo e a origem do som não importavam, apenas o volume. Eles calcularam que para cada ganho de 10 decibéis no volume, o risco de hipertensão aumentava em até 14%.


As razões pelas quais os barulhos aumentam a pressão arterial ainda é desconhecida e agora os pesquisadores pretendem fazer um novo estudo para testar a hipótese de que o cérebro reage aos ruídos liberando altas doses de cortisol, o hormônio do estresse.

As informações são da BBC Brasil.


Continue lendo