O Mal de Alzheimer é uma doença que tem tido notório destaque na mídia, especialmente em temas relacionados à terceira idade. Este mal causa atrofia do cérebro e tem como principal sintoma a perda da memória, mas pode apresentar características diversas em cada indivíduo.
A prática de atividades físicas supervisionadas por profissionais especializados é um complemento extremamente eficiente no tratamento do Alzheimer, pois mantém estimula os sentidos com os movimentos e também facilita a interação social, provocando estímulos à cognitividade, muito afetada pela doença. Além disso, a prática de exercícios físicos traz benefícios emocionais que acabam refletindo na saúde do paciente, como a diminuição da ansiedade e da insônia noturna.
A academia B-Active, especializada em Medicina Esportiva, oferece treinamento diferenciado, baseado nas necessidades específicas de cada pessoa, com acompanhamento médico periódico e exercícios assistidos por profissionais pós graduados em fisiologia do exercício.
De acordo com o Dr. Benjamin Apter, médico especialista em Medicina Esportiva, Fisiologia do exercício e Diretor da academia B-Active, a prática regular de exercícios controlados e monitorados têm inúmeros benefícios para os portadores da Doença de Alzheimer , pois aumenta o fluxo de sangue no cérebro, muito importante para os portadores. Outros fatores relevantes são a reabilitação motora e melhora do equilíbrio, que diminui o risco de quedas.
A prática de exercícios físicos controlados é considerada, atualmente, um dos elementos não farmacológicos mais eficazes no tratamento de doenças crônicas e, comprovadamente, um fator de prevenção não apenas do Mal de Alzheimer, mas também de outras doenças crônicas e degenerativas (com www.bactive.com.br).