Com a proximidade das festas de fim de ano é hora de preparar as malas para sair de viagem. Independente do destino, ou do tamanho do trajeto, os cuidados com a saúde devem ser intensificados no período de férias.
De acordo com o clínico geral da Paraná Clínicas, Marcelo Leme do Prado, as principais queixas de pacientes recém-chegados de viagens são: intoxicação alimentar e queimaduras solares. "Isso acontece por que, geralmente, as pessoas se dão ao direito de cometer alguns excessos enquanto estão de férias", explica o especialista. "A excitação da viagem faz com que elas esqueçam, um pouco, de atitudes básicas, como: cuidar da higiene, tomar água filtrada, passar protetor solar e comer alimentos saudáveis", conta.
Segundo o clínico, ao nos deslocarmos não podemos esquecer que o organismo segue sua própria rotina, que deve ser obedecida. "Se um paciente toma remédios regularmente não pode esquecer-se de levá-los à viagem", diz. "Quem é portador de patologias como úlcera ou diabetes deve se distanciar dos alimentos muito condimentados, ou doces, respectivamente", afirma.
Famílias com crianças precisam ser ainda mais cautelosas. Para a pediatra da Paraná Clínicas, Celina Assahida, o momento mais crítico da viagem é o próprio trajeto. Algumas dicas simples garantem o conforto dos pais e filhos, como:
· Levar água e alimentos suficientes para todo o trajeto, contando com a possibilidade de engarrafamentos;
· Evitar comer em paradas no meio da estrada;
· Levar remédios-chave, para eventuais gripes ou febres;
· Não dar refrigerantes para as crianças no caminho, pois a bebida pode causar dores de barriga;
· Não modificar bruscamente os hábitos alimentares das crianças;
· Levar peças íntimas de roupa e pomadas para assadura.
Atitudes simples como essas podem garantir a sua tranquilidade e de toda a família (com Lide Multimídia - Assessoria de Imprensa).