A partir da próxima segunda-feira, 31, a Secretaria Municipal de Saúde vai ampliar o esquema da vacinação contra a Covid-19 e passa a atender grupos de pessoas com comorbidades acima dos 18 anos. Inclui-se neste grupo pessoas com diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, doenças cerebrovasculares, doença renal crônica, imunosuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, Síndrome de Down, cirrose hepática e doenças cardiovasculares.
E também, os trabalhadores da Saúde, acima os 18 anos. Segundo o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), do Ministério da Saúde, um dos critérios mínimos, para que o serviço seja considerado estabelecimento de saúde, compreende a prestação de ações e serviços de saúde de natureza humana, que inclui além da atenção à saúde, as ações de vigilância, regulação ou gestão da saúde. Isto exclui ações que não têm o foco direto na saúde humana, como por exemplo as instituições que visam a saúde animal, os salões de beleza, as clínicas de estética, as academias de ginástica, e as instituições asilares, dentre outros, que embora estejam no escopo de atuação da vigilância sanitária, não devem ser considerados como estabelecimentos de saúde. Também exclui arranjos institucionais voltados exclusivamente à compra e contratação de serviços de saúde.
LOCAL – A vacinação para ambos os grupos será realizada no Espaço Cultural Milene (Feira da Lua), das 9h às 17h.
Leia mais:
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo após cinco anos
Campanha médica promove evento focado na prevenção de arritmias em Londrina
DOCUMENTAÇÃO
Comorbidades
Todos as pessoas com comorbidades a serem vacinadas deverão apresentar o Formulário de Atendimento aos Critérios de Comorbidades, disponível através do link: https://www.arapongas.pr.gov.br/coronavirus-comorbidades#comorbidades, preenchido pelo médico responsável, que ficará retido no momento da vacinação. Deverão apresentar também CPF, Cartão SUS, Documento com foto e Comprovante de residência.
Trabalhadores da Saúde
- CPF;
- DOCUMENTO COM FOTO;
- CARTÃO SUS;
- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA;
- CARTEIRA DE VACINAÇÃO
- CÓPIA DE DOCUMENTO QUE COMPROVE ATUAL EXERCÍCIO DA PROFISSÃO (CARTEIRA DE TRABALHO, CARTEIRA DO CONSELHO DE CLASSE PROFISSIONAL, CONTRATO DE TRABALHO OU HOLERITE).