Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) confirmou na manhã desta quarta-feira (12) a primeira morte causada por Influenza A H3N2 no município.
Segundo a prefeitura e a secretaria Municipal de Saúde. A paciente que morreu era uma mulher de 71 anos, com comorbidades. Ela estava internada no Honpar (Hospital Norte Paranaense). Conforme informações da Vigilância Epidemiológica, ela teve exames coletados no dia 30/12. O óbito ocorreu no dia 02 de janeiro. A confirmação de que se tratava do vírus H3N2 aconteceu no dia 05/01 com o recebimento do resultado do exame.
Cuidados
Leia mais:
Boletim InfoGripe indica manutenção de queda de casos de covid-19
Absorventes internos podem causar choque tóxico se usados por muitas horas
Pesquisadores identificam subtipo de câncer de próstata mais agressivo
Estimulação cerebral para tratar depressão em casa tem resultados positivos
A síndrome gripal causada pelo vírus H3N2 também é transmitida por vias respiratórias, assim como a Covid-19. A secretaria reforça que, com isso, os cuidados de prevenção necessários são: lavagens das mãos, distanciamento social, uso de álcool 70%, uso de máscara, evitar aglomerações e manter-se afastado de pessoas que apresentem sintomas gripais.
Também é importante ressaltar a importância da vacinação, tanto para o novo coronavírus como para Influenza. Em ambos os casos, a vacinação diminui a possibilidade das doenças evoluírem com gravidade e óbitos.