Nesta terça-feira (30), a saúde pública de Londrina entrega uma obra aguardada pela população da zona leste de Londrina. Às 10h, a Prefeitura realiza a solenidade de inauguração da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Fraternidade (Arnaldo Agenor Bertone), após a conclusão das obras de construção da nova sede.
As obras de reconstrução da UBS Fraternidade começaram em 2020. A unidade foi a primeira de atendimento básico de saúde de Londrina construída ainda na década de 1970, e uma das primeiras do Brasil. A estrutura antiga da UBS Fraternidade foi desativada e demolida em 2014. Desde então, a população que utilizava este equipamento de saúde começou a ser atendida nas UBSs da Vila Ricardo e da Vila Casoni, localizadas na região.
Com a entrega do novo prédio, a partir dessa terça-feira (30), os atendimentos à comunidade iniciam às 13h. Assim como as outras UBSs, a da Fraternidade terá expediente de segunda a sexta, das 7h às 19h.
Leia mais:
Fatores ambientais e ancestralidade no Brasil podem influenciar alterações moleculares de tumores no pulmão
Hospitais de Londrina recebem concertos natalinos na próxima semana
Pesquisa aponta que 29% dos brasileiros têm algum medo com relação às vacinas
Uma a cada dez mortes no Brasil pode ser atribuída ao consumo de ultraprocessados, diz Fiocruz
O equipamento público foi edificado com investimento de cerca de R$ 1,9 milhão, recurso oriundo da Prefeitura.
O novo espaço tem área total construída de 311,05 m², distribuídos em diversos espaços, entre eles: recepção com banheiros com acessibilidade, fraldário, consultórios médicos e odontológico, sala de aplicação de medicamentos, sala de imunização, sala de inalação, curativos, suturas e coleta de material, sala para atividades em grupo, sala de administração, farmácia, copa e estacionamento para servidores. A unidade também foi totalmente climatizada, com a instalação de aparelhos de ar-condicionado. A Empresa responsável pelas obras foi a londrinense Cbeng Engenharia e Construção Civil Ltda.