Corpo & Mente

Hemocentro cadastra doadores de medula óssea

10 jun 2009 às 15:02

O Hemocentro Regional de Londrina, do HU, faz uma coleta específica para cadastro de doadores de medula óssea nesta quinta-feira (11), na Igreja Metodista da Avenida Robert Koch, 1818, das 19h às 22h. O cadastro vai para o Redome – Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea.

Medula óssea


A medula óssea é a matriz do sangue, contém as células que dão origem aos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. A medula está localizada na parte interna dos ossos – é o que nós conhecemos como "tutano do osso do boi".


Necessitam de doação de medula óssea pessoas que têm doenças que comprometem a produção do sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea e crianças com algumas doenças genéticas.


Doe!


Pode ser doador qualquer pessoa, entre 18 e 55 anos de idade, que esteja em bom estado de saúde. O peso não importa, nem são excluídas as pessoas com antecedentes de doenças infecciosas. São excluídos apenas os portadores de doenças oncológicas.


Apenas 10ml de sangue


No procedimento de cadastro de potenciais doadores só é coletada uma pequena quantidade de sangue (10ml), para o teste de compatibilidade (HLA). O HLA e os dados do doador serão colocados no banco de dados. Se a compatibilidade for confirmada, o doador será consultado para decidir sobre a doação.

Os interessados em se cadastrar como doador pode procurar diretamente o Hemocentro, junto ao HU, ou se oferecer como doador nas coletas externas realizadas pelo órgão. Mais informações pelo telefone 3371-2465.


Continue lendo