O Brasil registrou 232 mortes por Covid e 7.879 casos da doença, neste domingo (5). A média móvel de óbitos chegou a 602, menor valor desde o dia 6 de dezembro de 2020, quando era de 588.
Os números baixos deste domingo são comuns nesse dia, às segundas e em feriados. Isso ocorre devido a atrasos de notificação nas secretarias de saúde. Além disso, algumas secretarias estaduais não divulgaram os dados.
Com os dados de domingo, o país chegou a 583.545 mortes por Covid e a 20.880.296 pessoas infectadas desde o início da pandemia.
Leia mais:
Adultos com diabetes quadruplicam em três décadas e a maioria não recebe tratamento
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Anvisa começa a usar IA para análise de impurezas em medicamentos
Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.
A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.