Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Reinauguração

Após dois anos de espera, UBS do Vivi Xavier volta a atender a população

Micaela Orikasa/Grupo Folha
01 ago 2022 às 13:54

Compartilhar notícia

- Micaela Orikasa/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O movimento na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Vivi Xavier, na zona norte de Londrina, foi intenso nesta manhã de segunda-feira (1º). Após uma longa espera pela reforma do espaço, a população voltou a ser atendida na unidade. A nova estrutura conta  com 41 funcionários e oferece consultas com quatro médicos clínico-geral, dois pediatras, além de odontologia, recebimento de medicação, curativos e vacinas.


De acordo com a Prefeitura de Londrina, a área de abrangência da UBS é de aproximadamente 40 mil pessoas. Do portão de casa, a dona de casa Eliana de Souza acompanhava o movimento dos pacientes nesta manhã. Ela lembra o quanto essa reforma foi aguardada pela vizinhança que, como ela, dependem da rede pública de saúde. “Ver esse local entregue, funcionando novamente, é uma maravilha. Aqui em casa todo mundo depende desse posto de saúde e estava muito complicado ter que andar até o local que foi improvisado durante a reforma. Agora é só atravessar a rua novamente”, conta. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Atrasos

Leia mais:

Imagem de destaque
'efeitos adversos'

Pesquisa aponta que 29% dos brasileiros têm algum medo com relação às vacinas

Imagem de destaque
Impacto econômico de R$ 10,4 bi

Uma a cada dez mortes no Brasil pode ser atribuída ao consumo de ultraprocessados, diz Fiocruz

Imagem de destaque
Problemas no estoque

Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas

Imagem de destaque
Crescimento expressivo

Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual


A FOLHA acompanhou todo o processo de reforma da unidade de saúde. A primeira tentativa de revitalizar o local foi em 2020, mas o contrato com a construtora foi rompido pela prefeitura no ano passado, devido a atrasos na obra. No mês de novembro, nova empreiteira foi contratada, com perspectiva de finalização em três meses, mas a conclusão só ocorreu agora.   

Publicidade


“As empresas que não seguiram o acordo, rescindimos os contratos, penalizamos e multamos. Com isso, surge a necessidade de fazer outro processo de licitação. Apesar desses imprevistos, conseguimos devolver hoje uma unidade totalmente repaginada no Vivi Xavier, que atende uma região bastante vulnerável, onde 90% da população são usuários dos serviços públicos e precisam de uma estrutura robusta de atendimento”, diz o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.  


A reforma incluiu novos pisos e azulejos, calçadas no entorno e rampa de acessibilidade para as pessoas com locomoção reduzida, pintura interna e externa, substituição da parte elétrica, novos equipamentos e mobiliário. Ao todo, foram investidos R$ 331.618,82 somando-se os aditivos de contrato.  


“O contrato com as empresas é da parte de estrutura física e obra. Todo o mobiliário e equipamentos ficam por conta da Prefeitura. Em todas as obras, a licitação se dá dessa forma. A empresa de engenharia faz toda a parte de obra e o restante é prefeitura com a força de trabalho própria ou de terceiros. Na UBS do Vivi Xavier, algumas outras melhorias foram feitas no entorno como a pintura das calçadas feita pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), a iluminação LED e os serviços de poda pela Sema (Secretaria Municipal do Ambiente)”, comenta Machado. 


Continue lendo na FOLHA

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo