Com a recente onda de gripe em cidades do país, 26% dos brasileiros com 16 anos ou mais afirmam que foram infectados nos últimos 30 dias, o equivalente a 43 milhões de pessoas, segundo o Datafolha.
Na pesquisa, foram entrevistadas por telefone 2.023 pessoas em todos os estados brasileiros, nos dias 12 e 13 de janeiro deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa usou como base a população do país acima de 16 anos, que representa 167,8 milhões de pessoas.
Leia mais:
Brasil não usará mais vacina de gotinha contra a pólio; entenda a mudança
Mortes de gestantes são associadas a maiores restrições ao aborto nos EUA
Anvisa avalia novo tratamento para câncer de pulmão
Maternidade Municipal de Londrina oferece oficina de parto para gestantes
Entre os que dizem terem sido infectados, 19,5% não chegaram a fazer o teste para confirmar o quadro de gripe e 6% se submeteram ao exame.
Outros 71,3% dos entrevistados pelo instituto disseram que não tiveram gripe e 3% não souberam dizer se foram contaminados.
Das pessoas que afirmaram ter tido gripe, 43% procuraram atendimento médico em algum posto de saúde ou hospital para tratar dos sintomas, sobretudo a rede pública (34%). E a maioria delas declarou ter sido atendida.
Além disso, entre todos os entrevistados pelo Datafolha, 81% disseram que alguém que conhecem teve gripe, principalmente parentes que moram em outras casas (58%) ou um amigo próximo (57%).
Também entre todos os entrevistados, 59% afirmaram que tiveram algum sintoma como febre, coriza e tosse nos últimos 30 dias.
Ao todo, 38% mencionaram ter sentido dor de cabeça. No caso de tosse e nariz entupido, o percentual é o mesmo: 30%. Coriza foi citada por 27%, e dor de garganta, por 25%.
Segundo a pesquisa Datafolha, 1 em cada 4 brasileiros com 16 ou mais anos de idade diz ter recebido diagnóstico de Covid desde o início da pandemia, o que representa cerca de 42 milhões de pessoas infectadas. O número é quase o dobro do total de casos registrados oficialmente no país.