Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Iti!

'Voz de bebê' ao falar com cachorro aumenta vínculo com o pet

UOL/Folhapress
03 fev 2020 às 10:03

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você já deve ter ouvido alguém conversando com um animal de estimação como se estivesse falando com um bebê. Essa voz específica aumenta o vínculo entre pais e filhos e os pesquisadores da Universidade de York, no Reino Unido, resolveram descobrir se essa fala também traz benefícios para a relação com os pets, que até nos confortam emocionalmente quando precisamos.

De acordo com o estudo publicado na revista Animal Cognition, o tom de voz agudo e afetuoso melhora a interação dos donos com seus cachorros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores fizeram dois experimentos com seres humanos interagindo com cachorros. A ideia era identificar se a fala com voz normal ou "voz de bebê" impactava os animais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cuidados

Veja como proteger o pet do barulho dos fogos nas festas de fim de ano

Imagem de destaque
Banco de dados

Brasil terá Cadastro Nacional de Animais de Estimação

Imagem de destaque
Entenda

Cães podem motivar a adoção de estilo de vida mais ativo

Imagem de destaque
E tem rede social!

Sete meses após resgate no RS, cavalo Caramelo é adotado por universidade


No primeiro teste, um grupo de adultos falou com "voz de bebê" e o outro com o tom de voz natural. Os intervalos de atenção dos cães foram medidos durante os dois tipos de fala. Depois de ouvir, os animais tinham que escolher o orador com o qual queriam interagir. Os cães preferiram quem se dirigiam a eles usando a "voz de bebê".


No entanto, os pesquisadores acreditavam que havia a possibilidade de eles serem atraídos apenas pelo tom de voz e não pelo conteúdo. Então, no segundo experimento, eles quiseram analisar o conteúdo da fala. Alguns voluntários falavam aos animais frases do tipo "Você é um bom cão" e "Vamos dar um passeio" com uma voz normal. Enquanto o outro grupo manteve um discurso dirigido para adultos com frases como "Fui ao cinema ontem" com a "voz de bebê".

"Descobrimos que os cachorros eram mais propensos a interagir com os adultos que usavam a "voz de bebê" e falavam conteúdos interessantes para os animais do que aqueles que usavam a falar normal e com conteúdo irrelevante. Esperamos que esta pesquisa seja útil para os donos de animais que interagem com seus cachorros e também aos veterinários ", concluiu Alex Benjamin, um dos autores do estudo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo