Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No HV da Unifil

Transfusão sanguínea inédita e cirurgias salvam lobo-guará resgatado em Jacarezinho

Redação Bonde com assessoria de imprensa
11 jul 2024 às 19:19

Compartilhar notícia

- Divulgação/HV Unifil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um procedimento inédito no Norte do Paraná de transfusão sanguínea entre espécies de gêneros diferentes e uma cirurgia de emergência no Hospital Veterinário da UniFil salvaram um lobo-guará resgatado pela Força Verde em Jacarezinho, no Norte Pioneiro. O animal chegou em estado gravíssimo, na madrugada de 28 de junho, com ruptura de bexiga, múltiplas fraturas na pelve, ossos da pata (rádio e ulna) e em todos os dedos. Os indícios eram de atropelamento, pois estava às margens de uma rodovia.


Macho adulto com 27 quilos, o lobo-guará foi direto para o centro cirúrgico e passou por procedimentos de salvamento devido ao problema mais crítico na bexiga. Como o exame identificou anemia extremamente grave, a equipe precisou fazer transfusão emergencial, coletando sangue de um cão doador. "Conseguimos um feito inédito com a reposição sanguínea. O cachorro e o lobo são animais da mesma família, porém de gêneros distintos. Felizmente houve a compatibilidade" - destaca a médica veterinária Daniela Martina, especialista em fauna silvestre e coordenadora do Hospital Veterinário da UniFil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A cirurgia para sutura de órgãos e recomposição óssea durou mais de cinco horas. Eram vários ferimentos e fraturas graves, o animal estava com hemorragia e bastante fragilizado. Pelo estado de saúde, estima-se que tenha permanecido pelo menos um dia estirado à beira da rodovia após ser atropelado. "Foi um trabalho muito competente da equipe do HV da UniFil. O fato de mantermos permanentemente animais doadores de sangue também ajudou muito para o salvamento" - comenta Daniela Martina, lembrando que o lobo-guará é uma espécie em extinção de rara presença na região.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novidade de tratamentos

Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal

Imagem de destaque
Com palestra no sábado

Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet

Imagem de destaque
Família multiespécie

Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?

Imagem de destaque
Saiba como votar

Votação vai escolher os nomes das lontras do Refúgio Bela Vista na Itaipu Binacional


O animal ainda exige cuidados intensivos, a condição é grave na recuperação, mas já voltou a se alimentar. "Existem estudos e alguns procedimentos de transfusão sanguínea entre gêneros distintos. Na situação de urgência que enfrentamos, decidimos utilizar o sangue do cachorro no lobo-guará e deu certo. É mais um caso para análise científica em busca de avanços, principalmente porque salvamos o animal" - afirma a coordenadora Hospital Veterinário da UniFil. A previsão inicial é de o lobo-guará permanecer de quatro a cinco meses em recuperação para restabelecer a saúde.


O HV da UniFil é o único credenciado pelo Governo do Estado no Norte e Norte Pioneiro do Paraná como Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS).


Imagem
Lobo-guará é resgatado, passa por exames e é solto em Campo Mourão
Policiais do 11º Batalhão da Polícia Militar de Campo Mourão (Centro-Oeste) receberam uma visita diferente na madrugada de quinta-feira (24).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo