As abelhas são insetos essenciais para o ecossistema, uma vez que são responsáveis pelo processo de polinização e garantem a saúde e a beleza de plantas e flores. Além disso, produzem o mel, utilizado como alimento pela colmeia e também pelos seres humanos.
Apesar da importância, esses insetos podem ser bastante inconvenientes quando próximos de residências, já que suas picadas podem desencadear alergias severas que, em casos mais graves, levam à morte. Para que o ecossistema não seja prejudicado, os humanos não devem matar as abelhas. Por isso, é importante que aprendam como mantê-las longe da casa.
Para essa tarefa, algumas dicas simples podem ser adotadas. Confira na lista abaixo algumas soluções práticas:
Plante hortelã
Plantar hortelã em seu jardim ou quintal ajuda a manter as abelhas longe do terreno. Para isso, prefira semear algumas sementes durante a primavera, já que o crescimento das plantas é favorecido nesta estação. Observe quais são as flores que mais atraem abelhas e plante a hortelã a uma distância de, aproximadamente, um metro delas.
Ao se aproximarem das flores, as abelhas irão sentir o cheiro da hortelã, o que não é agradável ao seu olfato e, assim, vão embora.
Repelentes
Se você é alérgico a abelhas e mora em uma residência em que elas são comuns, uma boa dica é sempre usar repelentes no corpo. Para a aplicação, prefira os produtos encontrados em farmácias. Contudo, você pode produzir um repelente para o espaço de forma caseira.
Para a receita, serão necessários óleo de laranja e água. Misture os dois ingredientes e, após formar uma loção, aplique-a em um pano e limpe objetos da casa, como maçanetas, portas e mesas, especialmente as que se encontram no quintal e no jardim.
Para evitar que as abelhas formem colmeias em sua caça, aplique a mistura em estruturas de madeira.
Amaciante
Aplicar uma mistura de amaciante e água em pedaços de tecido e espalhá-los pela casa é uma excelente alternativa para espantar as abelhas do ambiente. Isso porque o cheiro do amaciante não é agradável ao olfato desses insetos, que irão embora rapidamente.
O que fazer com a colmeia?
Quando há uma colmeia nas proximidades de uma residência, o ideal é que ela seja retirada. Contudo, esse trabalho só pode ser realizado por apicultores, pelo Corpo de Bombeiros e por profissionais de dedetização. Por isso, ao encontrar uma colmeia, não tente removê-la sozinho. Procure um especialista!
(Com informações do site Um Como.)
*Sob supervisão de Fernanda Circhia.