Com a chegada da primavera, ruas e jardins ganham muito mais cor. As plantas deixam os espaços mais bonitos e aconchegantes, mas podem fazer muito mal aos cães e gatos. Isso porque algumas delas são tóxicas!
“Por curiosidade ou tédio, os pets podem acabar se intoxicando. Em caso de ingestão, o animal pode apresentar salivação excessiva, dor, edema, dificuldade de deglutição, vômitos, diarreias e perda de apetite”, explica o médico-veterinário Flavio Silva, supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet®.
Se o pet apresentar algum desses sintomas, a orientação é sempre procurar um médico-veterinário o mais rápido possível.
Leia mais:
Miss Araucária perde título após jogar bombinhas em gatos
Férias chegam e trazem um dilema: viajar ou não com os pets?
Veja como proteger o pet do barulho dos fogos nas festas de fim de ano
Brasil terá Cadastro Nacional de Animais de Estimação
Principais plantas tóxicas para os pets
As principais plantas tóxicas para os pets são: Açucena, Antúrio, Bico-de-papagaio, Comigo-ninguém-pode, Copo-de-leite, Coroa-de-cristo, Costela-de-Adão, Lírio, Lírio-da-paz, Tinhorão.
Para evitar o perigo dentro de casa, uma dica é manter as plantas em lugares altos e inacessíveis, como em cima de móveis ou penduradas em suportes. No caso dos gatos, é preciso atenção extra, pois eles são escaladores.
Além disso, é importante proporcionar uma rotina e um ambiente saudável ao pet, promovendo enriquecimento ambiental e praticando exercícios físicos. “Essas atividades diminuem o tédio e o estresse dos animais, direcionando a atenção deles para brinquedos adequados”, afirma Flavio.
Dessa forma, o seu jardim continuará alegre na estação mais florida do ano e, principalmente: sem riscos ao seu amigo de quatro patas!