Policiais militares resgataram 60 gatos, neste domingo (16), deixados sozinhos dentro de um sobrado em Guarulhos (Grande SP). O proprietário do imóvel está ausente do local há quase cinco meses, de acordo com vizinhos, após se mudar para o litoral paulista.
Imagens feitas com celular mostram o interior do imóvel, localizado no bairro Vila Augusta, tomado por fezes dos bichos, que circulam pela casa em meio também à ração, deixada em grande quantidade espalhada pelo chão, onde também estão sacos vazios com do alimento. Ambos os andares da casa estavam nestas condições, ocupados por dezenas de gatos, em alguns casos feridos.
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:
Com palestra no sábadoEm Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Família multiespécieGuarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?
Saiba como votarVotação vai escolher os nomes das lontras do Refúgio Bela Vista na Itaipu Binacional
LutoComo lidar com luto animal no Dia de Finados: a importância de honrar a memória de pets
Publicidade
Uma veterinária de 39 anos e uma analista de 29 entraram na casa e ficaram impressionadas com a sujeira e condições insalubres em que os animais estavam, ainda de acordo com as imagens. Ambas testemunharam contra o dono do imóvel, registrando um BO sobre a situação.
O abandono dos gatos veio à tona após ser denunciado pela vizinhança, incomodada com o mau cheiro proveniente da casa. As pessoas também se preocupavam com as condições insalubres em que os animais estavam, deixados à própria sorte.
As redes sociais foram usadas para denunciar a situação e, nelas, o dono da casa se manifestou, segundo a polícia, afirmando cuidar dos bichos. A defesa dele não foi encontrada até a publicação desta reportagem.
Neste domingo, ativistas de proteção animal acionaram a PM que o não encontrar ninguém na casa, teve que arrombar o o local. Os agentes de segurança constataram a situação de maus tratos após entrar na casa.
Ao todo, foram resgatados 60 gatos, que foram acolhidos pela ONG Lar da Regina, de Guarulhos, onde serão cuidados e olocados para adoção. O caso foi registrado no 2º DP da cidade como crime de maus tratos a animais.