Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cuide do seu amigo!

Pets: descubra a importância da vacinação contra a raiva

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 ago 2020 às 09:59

Compartilhar notícia

- Reprodução/Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Agosto é, tradicionalmente, o mês em que cães e gatos são vacinados contra a raiva, em campanha promovida pelo Ministério da Saúde.


Uma das doenças mais conhecidas entre os animais domésticos, a raiva pode ser transmitida para o ser humano e pode ser fatal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O contágio se dá pelo contato de vírus presente na saliva e nas secreções do animal infectado, principalmente pela mordida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novidade de tratamentos

Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal

Imagem de destaque
Com palestra no sábado

Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet

Imagem de destaque
Família multiespécie

Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?

Imagem de destaque
Saiba como votar

Votação vai escolher os nomes das lontras do Refúgio Bela Vista na Itaipu Binacional


Apesar de não ter tratamento, a raiva pode ser prevenida por meio da vacinação. "Por se tratar de uma zoonose, essa é uma doença tão difundida. Mas, além dela, há outras que também devem ter a atenção dos tutores”, diz a médica-veterinária Fabiana Avelar, gerente de produtos para animais de companhia da Zoetis.

Publicidade


"A vacinação deve acontecer a partir das primeiras semanas de vida do animal. E, na fase adulta, a prevenção deve ser feita anualmente, ao longo de toda a vida”, completa Fabiana.


O protocolo vacinal para cães inclui prevenção contra cinomose, hepatite infecciosa, parvovirose, leptospirose, parainfluenza e coronavirose. Traqueobronquite infecciosa, giardíase e raiva também fazem parte. Para gatos, a recomendação é que sejam vacinados contra rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e contra a bactéria Chlamydia psittaci, além de leucemia felina e raiva.

Publicidade


Importância


"São as vacinas que garantem a proteção ao animal pois estimulam o sistema imunológico a cada aplicação”, enfatiza Alexandre Merlo, Gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis.


Além da raiva, a vacinação pode prevenir outras doenças graves em cães e gatos. Nos amigos caninos, a imunização garante a saúde dos animais contra a cinomose, que ataca o sistema digestivo, respiratório e nervoso central dos cachorros; leptospirose canina, que possui alta letalidade; parvovirose, que acomete o sistema imunológico dos cães; hepatite infecciosa, que pode levar o animal a óbito em até 24 horas e outras.

Com os gatos, a vacinação previne o aparecimento de doenças como a panleucopenia, que pode ser letal quando não tratada corretamente; a calicivirose, que acomete o sistema respiratório dos felinos; a leucemia viral, que ainda não tem cura e outras.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo