Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Único e especial

Dia do vira-lata: saiba mais sobre a 'raça' mais querida do país

Ana Clara Marcondes - Estagiária*
30 jul 2021 às 15:43

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em 31 de julho é comemorado o dia de um dos animais mais amados dos brasileiros: cães e gatos SRD (sem raça definida), ou o famoso vira-lata. A data foi instaurada nos Estados Unidos, como uma forma de conscientizar a população e resgatar cães sem raça definida. Sem características definidas, trazendo qualidades de raças que podem possuir em sua genética, o vira-lata segue como a raça mais queridinha do Brasil, pelo quinto ano consecutivo.


No ranking os cães SRD representam 32% das escolhas e os gatos 95%. Ao todo são mais de 1,8 milhão de pets cadastrados nas plataformas DogHero e Petlove, sendo que 740 mil são SRD. As empresas são as responsáveis pelo PetCenso 2020, levantamento que revela os nomes e as raças de cães e gatos preferidos pelos brasileiros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O termo vira-lata tem origem no fato de os animais de rua precisarem revirar lixos e latas para encontrar alimento. Com o passar do tempo, o termo começou a ser usado de maneira pejorativa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grande Curitiba

Miss Araucária perde título após jogar bombinhas em gatos

Imagem de destaque
Saiba o que fazer

Férias chegam e trazem um dilema: viajar ou não com os pets?

Imagem de destaque
Cuidados

Veja como proteger o pet do barulho dos fogos nas festas de fim de ano

Imagem de destaque
Banco de dados

Brasil terá Cadastro Nacional de Animais de Estimação


Diferente da crença popular, os animais sem raça também precisam de cuidados. Como não é possível conhecer a linhagem genética, não é possível classificar as características do sistema imunológico de cada um. Por isso, ter acompanhamento veterinário, cuidar da alimentação e bem-estar do pet é fundamental.

Publicidade


Por grande parte dos SRD's viverem em situação de rua, apenas os filhotes mais fortes sobrevivem. Essa condição também permite que o animal tenha um olfato mais aguçado, possibilitando encontrar alimentos mais facilmente. De acordo com uma pesquisa do Instituto Pet Brasil, existem mais de 170 mil animais abandonados no país, e a maior parte são vira-latas.


Os vira-latas podem oferecer muito amor e companheirismo para seus tutores, assim como qualquer animal de raça. Por grande parte ser de situação de rua, não é difícil encontrar um para adoção consciente. ONG's (Organização não Governamental) e projetos que apoiam a causa animal que resgatam e acolhem esses animais, muitas vezes, disponibilizam para guarda responsável. (Com informações de Veteduka e PetéPop).

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo