A Unidade de Resgate Animal, parte dos serviços de apoio do Crar (Centro de Referência para Animais em Situação de Risco), na CIC (Cidade Industrial de Curitiba), já está em funcionamento. A ambulância foi entregue oficialmente à comunidade na tarde desta segunda-feira (30), na abertura da Semana de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba.
O evento, que contou com a participação de mascotes resgatados e do cão Duke, da Guarda Municipal, também marcou a segunda etapa da campanha publicitária de adoção e guarda-responsável e a entrega do primeiro lote de rações do Banco de Ração da Prefeitura a ONGs (Organizações Não Governamentais) da causa animal.
"Acredito que sejamos a primeira cidade do Brasil a ter esse nível de atenção aos animais”, disse o prefeito Rafael Greca, lembrando, ainda, das 37 mil cirurgias já realizadas pelo Programa Municipal de Castração Gratuita desde a metade de 2017.
Leia mais:
Miss Araucária perde título após jogar bombinhas em gatos
Férias chegam e trazem um dilema: viajar ou não com os pets?
Veja como proteger o pet do barulho dos fogos nas festas de fim de ano
Brasil terá Cadastro Nacional de Animais de Estimação
Unidade móvel - O veículo entregue vai funcionar no atendimento de emergência a cães e gatos em situação de rua acidentados com risco de morte nas vias e logradouros públicos. O serviço pode ser acionado pela Central 156, da Prefeitura. Todos os animais atendidos pelo novo serviço vão ser, também, identificados e castrados.
O atendimento acontece no Crar e nos hospitais universitários veterinários que têm parceria com o município.
No Centro de Referência, pelo contrato dos serviços de apoio, serão feitas a limpeza de instalações, manejo de rotina e intensificação na promoção da adoção dos animais alojados. O serviço prevê, ainda, o recolhimento de animais agressivos em vias públicas.
Adoção de animais - A tarde desta segunda-feira contou ainda com o lançamento da segunda etapa da campanha de adoção de animais do município, apresentada pela superintendente da Secretaria da Comunicação, Juliana Midori. Animais resgatados pelo município terão suas fotos estampadas no mobiliário urbano.
"Precisamos reforçar que um amigo se encontra, não se compra. Seja no Crar ou nas ONGs e protetores parceiros”, reforçou Juliana.