Junto à mãe Viviane, Enzo Bettoni, de 8 anos, iniciou a campanha Desenhos que Salvam. A intenção é arrecadar dinheiro por meio de doações para ajudar instituições que cuidam de animais abandonados. Em forma de agradecimento, Enzo envia um dos desenhos que ele mesmo fez.
A ideia surgiu após Enzo conhecer a realidade dos animais em situação de rua, quando acompanhou seus pais em uma campanha de doação de roupas e alimentos para famílias carentes. "Ele ficou comovido e disse: 'Mamãe, a gente precisa também ajudar os animais'", conta Viviane. Depois disso, passou a reparar mais nos cachorros e gatos que passavam por ele enquanto andava pela cidade.
A vontade do garoto era de adotar todos os bichinhos, mas não adiantaria somente o amor e o carinho que ele daria. A mãe explicou a ele que, para ter um local e recolher os animais, era necessário ter dinheiro para tratamentos, medicamentos e alimentação. A solução que ele mesmo criou foi oferecer seus próprios desenhos para cada contribuição que recebesse em uma campanha que intitulo de Desenhos que Salvam.
Leia mais:
Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?
Votação vai escolher os nomes das lontras do Refúgio Bela Vista na Itaipu Binacional
Foram selecionados 15 desenhos, sendo três deles feitos especialmente para a campanha. Os temas são em sua maioria sobre animais, mas também estão disponíveis ilustrações do Pequeno Príncipe, Pokémon e da Turma do Chaves. Tem para todos os gostos. O envio é feito por e-mail ou via Correios. "Enzo está acompanhando e torcendo", conta a mãe.
Para Viviane, a iniciativa do filho significa mais do que um gesto de altruísmo. Enzo nasceu prematuro e com uma lesão cerebral que deixou sequela na parte motora, afetando o equilíbrio. Fazer traços e pintar requer dele um esforço maior do que para a maioria das pessoas. Mesmo assim, ele se dedicou para que tudo saísse da melhor maneira. "Ele estar oferecendo seus desenhos como agradecimento é uma forma de dizer que ele é capaz. É fruto do esforço dele", a mãe explica. Confira as produções:
Doações podem ser de qualquer valor a partir de R$10. A forma é depósito, pela conta Viviane Araujo Pernomian Bettoni, CPF. 268.232.118-65, Banco do Brasil (BB), Ag. 3300-6, cc. 134952-x. Após realizar o depósito, basta entrar em contato com a família pelo número (43) 99189.1544, escolher o desenho e a forma que deseja recebê-lo.
O valor total será dividido e repassado para organizações de cuidados com animais de Londrina e cidades que estiverem entre as doações. Caso a quantia arrecadada não seja suficiente para ajudar a todos, serão comprados objetos e doados para que as instituições façam rifas.
Ao lado do filho nessa campanha, Viviane ressalta a importância da adoção responsável e da conscientização das pessoas contra o abandono de animais. Além de ser reconhecido como crueldade, o abandono está configurado como crime no Art. 164 do Código Penal. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que o Brasil tem mais de 30 milhões de animais sem lar. Em Londrina, levantamento da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) calculou 60 mil animais nas ruas.
Vale lembrar que estamos no dezembro verde, mês dedicado ao combate ao abandono de animais.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.