Os pets também podem ficar estressados, principalmente com situações novas e em meio à pandemia. Mas antes de perder a calma, é possível fazer algumas ações para ajudar seu pet.
Confira:
1. Identifique situações estressantes: se você já convive com seu pet há um longo tempo, é possível identificar quais situações deixam o cão estressado. Assim, fica mais fácil evitar que a situação aconteça.
Leia mais:
Brasil terá Cadastro Nacional de Animais de Estimação
Cães podem motivar a adoção de estilo de vida mais ativo
Sete meses após resgate no RS, cavalo Caramelo é adotado por universidade
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
2. Vá aos poucos: se o cachorro fica estressado com uma atividade que é necessária, como andar de carro ou tomar banho, evite longos trajetos ou banhos completos. Comece aos poucos para o pet ir se acostumando.
3. Controle o nervosismo: antes que o ele esteja ansioso ou nervoso, faça uma pausa e tente distrai-lo com alguma brincadeira ou petisco, pois é mais fácil impedir que o cão fique nervoso do que diminuir o estado de estresse ou medo.
4. Mantenha a calma: se o tutor estiver calmo é mais fácil do pet se controlar, uma vez que os cães são sensíveis ao humor dos humanos.
5. Exercícios físicos: atividades físicas também podem ajudar com o estresse. Antes de uma situação incômoda para o pet, tente fazer uma caminhada para deixá-lo mais calmo.
6. Recompensa: fazer carinho e falar com uma voz suave ajuda a passar confiança para o pet e ajudá-lo em momentos difíceis. (Com informações de PetéPop).