Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Melhor amigo do homem

Como ter um bichinho de estimação contribui para a saúde mental

Redação Bonde com assessoria de imprensa
22 abr 2021 às 17:34

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um animal de estimação pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. A presença de um bichinho em casa traz muitos efeitos positivos, principalmente para a saúde mental e emocional. Em meio à pandemia de COVID-19, a saúde mental de milhares de pessoas foi afetada, tendo aumentado o número de casos de depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos. Ter um pet ao seu lado no meio de toda a confusão pode amenizar bastante os sintomas mais graves desses transtornos.


Segundo uma pesquisa feita pela Kinship, mais de 90% dos tutores deixam claro o quanto é importante o apoio emocional que seus pets prestam. 71% afirmam que os animais foram fundamentais na estabilidade e na força para enfrentar 2020, dizendo que "não teriam resistido a 2020 sem seus pets”. A pesquisa reúne mais de mil entrevistados nos Estados Unidos, maiores de 18 anos, e foi focada no ano de 2020, por conta do isolamento social decorrente da pandemia. Os dados também mostram que mais de 80% dos tutores admitiram que um dos principais benefícios da quarentena foi ficar mais próximos de seus pets.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Não à toa, alguns hospitais adotam terapias com a presença de animais de estimação. É o caso de cães terapêuticos treinados para auxiliar pacientes que estão internados com ansiedade generalizada, estresse pós-traumático e depressão severa, além de câncer. A equoterapia também é uma opção para hospitais que atuam na recuperação de pessoas com deficiência, já que faz com que o paciente movimente o corpo inteiro desde o momento de montar no cavalo, auxiliando na correção da postura, no equilíbrio, na movimentação e na coordenação motora, agindo também na saúde mental.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novidade de tratamentos

Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal

Imagem de destaque
Com palestra no sábado

Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet

Imagem de destaque
Família multiespécie

Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?

Imagem de destaque
Saiba como votar

Votação vai escolher os nomes das lontras do Refúgio Bela Vista na Itaipu Binacional

Um dos bichinhos mais adotados pelos brasileiros, no entanto, é o cachorro, conhecido popularmente como o melhor amigo do homem. Segundo dados do IBGE e do Instituto Pet Brasil, dos quase 140 milhões de bichinhos de estimação em lares brasileiros, 54,2% são cães. Com a tendência de serem muito carinhosos e brincalhões, o cachorro é a companhia perfeita para você que quer um companheiro para a vida toda. Além de ajudar na saúde mental, os cães exigem atividades físicas, fazendo com que os tutores sejam menos sedentários ao passear e brincar com o pet, auxiliando o controle de pressão arterial, diabetes e reduzindo o estresse.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo