A oftalmologia é uma especialidade médica cada vez mais solicitada no tratamento e na prevenção da saúde dos pets, Além de catarata, glaucoma, traumas, cegueira e outros distúrbios relacionados à visão, os exames podem revelar nos animais situações de diabetes, infecções, problemas renais, doenças do carrapato, neurológicas, endócrinas, toxicológicas e outras complicações.
"Os tutores precisam ficar atentos porque são problemas que independem da idade do animal", alerta a médica-veterinária Nathalia Motta Braga, especializada em atendimento clínico e cirúrgico em oftalmologia, do Hospital Veterinário da UniFil, de Londrina.
Ela recomenda o check-up anual nos pets para acompanhamento das condições da saúde dos olhos. "É uma necessidade como no ser humano. Sabemos que nem todos seguem a rotina de avaliações, mas quando surge alguma dificuldade normalmente a pessoa vai procurar o médico. No caso dos animais é diferente, a doença tende a se agravar e na maioria das vezes o tutor não percebe", observa Braga.
Leia mais:
Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?
Votação vai escolher os nomes das lontras do Refúgio Bela Vista na Itaipu Binacional
Como lidar com luto animal no Dia de Finados: a importância de honrar a memória de pets
Animais do Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu celebram o Halloween
A médica-veterinária informa que é possível fazer cirurgia de catarata em animais para recompor a qualidade da visão. "O animal vai recuperar a capacidade de enxergar e isso evita outros problemas de saúde. Sem ver direito, pode sofrer acidentes, reduzir alimentação e ficar cada vez menos interativo", explica a profissional, que fez residência em Clínica Cirúrgica, cursa mestrado com ênfase em Oftalmologia e concluiu cursos de microcirurgia e criocirurgia ocular.
Ela acrescenta que numa consulta são feitos vários tipos de exames para analisar a reação dos pets. No caso de gatos, as doenças mais comuns são infecções, herpes viral, fiv e felv.
(Com informações do HV da Unifil)