Os cães da raça Yorkshire Terrier são ativos, inteligentes, curiosos e apegados aos tutores. São pets que adoram receber atenção e brincar com a família. E de acordo com o médico veterinário da Equilíbrio Raças Específicas, Marcello Machado, eles apresentam uma pelagem diferente, com pelos lisos e finos que não param de crescer. Isso torna a pele do pet mais suscetível a agressões externas.
"Outra característica marcante é a ausência de subpelo, tornando a pelagem menos densa em comparação a outras raças. Por isso, a escovação diária é recomendada, a fim de manter os pelos sem nós e a sua sensível pele protegida", orienta.
Para a raça, devido à sua sensibilidade cutânea, dietas alimentares ricas em Ômega 3 são bastante desejáveis. "Estudos mostram eficácia desses ácidos graxos na diminuição dos processos inflamatórios na pele. O consumo regular e balanceado de Ômega 3 visa reduzir a inflamação, ajudando a aliviar os sintomas típicos de dermatite nos cães", complementa Machado.
Leia mais:
Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?
Votação vai escolher os nomes das lontras do Refúgio Bela Vista na Itaipu Binacional
A raça também é passível a problemas dentários por ter sua mandíbula estreita. Isso permite pouco espaço entre os dentes, predispondo à formação do cálculo dentário. Não cuidado, o cão pode desenvolver a doença periodontal, que consiste na inflamação dos tecidos de proteção e sustentação do dente, conhecidos como periodonto, composto pela gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal. "A causa principal para o desenvolvimento dessa doença é o acúmulo crônico da placa bacteriana nos dentes", explica o médico veterinário.
Cuidados especiais na alimentação
Na hora de escolher a melhor ração para a raça é necessário que o tutor considere o seu alto nível de energia, optando por uma ração super premium que forneça a quantidade adequada de nutrientes e calorias. Como todo cão de raça miniatura, o yorkshire necessita de uma alimentação rica em proteínas de fontes nobres, que proporcionem alta digestibilidade e aproveitamento nutricional. Além disso, é fundamental escolher uma ração desenvolvida especialmente para a etapa da vida do animal, já que cada uma delas têm necessidades nutricionais diferentes.
Ao escolher a melhor ração para yorkshire, é importante considerar que a expectativa de vida da raça é de 12 a 15 anos, maior que dos animais de grande porte. Por isso, é importante que ele receba uma ração para cães pequenos, rica em antioxidantes naturais que contribuem com o fortalecimento das defesas naturais do organismo.