Nascido por volta de 1832, a tartaruga Jonathan completa 187 anos em 2019. De acordo com o Guinness World Records, ele é o animal terrestre mais velho do mundo, tendo passado pela Revolução Industrial, por duas guerras mundiais e pela Revolução Russa. O nascimento de Jonathan é anterior à construção da Torre Eiffel (1887) e da criação da lâmpada incandescente (1878).
Com a idade avançada, o animal está a um ano de atingir o quelônio mais velho do mundo: a tartaruga Tu'i Malila, que viveu até, pelo menos, 188 anos de idade. Além disso, Jonathan já ultrapassou a idade do ser humano mais longevo: Jeanne Calment atingiu os 122 anos e morreu em 1997.
A espécie de Jonathan, Dipsochelys hololissa, conhecida como Tartaruga Gigante das Seychelles, é originária da República das Seychelles, localizada no Oceano Índico. Entretanto, o animal vive na ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, desde 1882. O local é conhecido por ter sido o último refúgio de Napoleão Bonaparte, que foi exilado em 1815.
Leia mais:
Em 1882, quando Jonathan foi levado até Santa Helena, ele já estava crescido. Com base nos dados sobre sua espécie, foi possível estimar que ele já tinha 50 anos quando chegou à ilha e, por isso, acredita-se que seu ano de nascimento seja 1832. O animal foi levado até o território para ser dado como presente para William Gray-Wilson, governador da época. Desde então, a tartaruga vive na residência da família. Atualmente, ele compartilha o espaço com mais três tartarugas-gigantes: David, Emma e Fred.
A espécie de Jonathan é extremamente rara e já chegou a ser considerada extinta há alguns anos por pesquisadores. Entretanto, atualmente, o Grupo de Especialistas em Tartarugas e Tartarugas Aquáticas da União Internacional para a Conservação da Natureza estima que existam cerca de 80 animais como Jonathan espalhados pelo mundo.
Apesar da idade, Joe Hollins, veterinário responsável pelos cuidados de Jonathan, afirma que sua saúde é surpreendentemente boa. Com ótima audição e muito apetite, o animal responde quando chamam pelo nome e gosta de comer alface, pepino, maçãs e cenouras. Apesar de ser saudável, a tartaruga foi atingida pela catarata e é praticamente cega. Hollins afirma ainda que desconfia que Jonathan perdeu parte de seu olfato com o tempo.
Em entrevista para o Guinness World Records, Hollins afirmou que o animal mais velho do mundo também tem boa líbido, o que mostra boa saúde interna. "Ele é visto frequentemente acasalando com Emma e, às vezes, com Fred - os animais, muitas vezes, não são particularmente sensíveis ao gênero", afirma.
A entrada de turistas na propriedade para a visitação de Jonathan foi restrita em decorrência de atitudes irregulares de alguns visitantes. Mesmo assim, é possível vê-lo de certa distância e tirar fotos.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato