No frio, com dias de baixas temperaturas e chuvas, humanos e animais tendem a sentir mais preguiça. Assim, a vontade é ficar debaixo das cobertas a maior parte do tempo. Já no verão, as temperaturas elevadas convidam ambos a praticar atividades ao ar livre. Contudo, em meio à pandemia, a recomendação ainda é que todos fiquem o máximo possível em casa.
Para aqueles que mantém a energia - tutores e animais -, Júnior Ferreira, adestrador e fundado do Simpatinhas, alerta que é possível se divertir dentro de casa.
Como garantir atividades físicas e diversão para o cachorro e até mesmo para os gatos sem sair de casa? Abaixo você confere cinco dicas do especialista:
Leia mais:
Miss Araucária perde título após jogar bombinhas em gatos
Férias chegam e trazem um dilema: viajar ou não com os pets?
Veja como proteger o pet do barulho dos fogos nas festas de fim de ano
Brasil terá Cadastro Nacional de Animais de Estimação
Brinquedos
Uma das maneiras mais simples e eficazes de manter o pet dentro de casa gastando energia é com brinquedos apropriados.
Diante disso, é importante introduzir regularmente novos brinquedos na rotina do animal, ou mesmo alternar os que ele já possui para manter o interesse alto.
Se você perceber que seu cãozinho fica entediado facilmente, o adestrador indica experimentar brinquedos que distribuem comida.
"Esses brinquedos são estimuladores cerebrais perfeitos para o animal e irão mantê-lo gastando energia para conseguir a comida” – Diz Júnior.
Pista de obstáculos
Essa brincadeira pode ser um pouco mais trabalhosa, mas vale a pena! Ajudar o cãozinho a passar por uma pista de obstáculos pode ser tão divertido para o animal quanto para o dono. "Você não precisa gastar com essa atividade. Crie alguns obstáculos usando cadeiras, uma bola, garrafas ou qualquer outra coisa e incentive o seu melhor a amigo a atravessá-lo”, explica.
Esse tipo de atividade também pode ser interessante para os gatos que gostam de lugares para escalar, por isso, se você tiver felinos aposte em objetos nas paredes e em lugares altos.
O adestrador de cães lembra que é importante recompensar o animal com alguma comidinha e muitos elogios, além de adaptar cada obstáculo à capacidade física do bichinho.
Esconde-esconde
Cães e gatos são instintivamente programados para passar a maior parte do tempo em busca de algo para comer. Incentive o seu pet com essa atividade. "Esconda algum petisco em algum cômodo da casa e estimule o animal a procura-lo”, recomenda o adestrador.
Outra alternativa é se esconder em algum lugar e chamar o nome do seu pet com uma voz alegre e otimista até que ele te encontre e quando ele te encontrar o recompense com elogios. "Essa não e só uma ótima maneira para eles experimentarem uma estimulação cerebral e fazer exercício como também pode ajudar a construir um vínculo mais forte com o dono.”
Subida de escada
Subir e descer as escadas algumas vezes é uma maneira fácil de fazer o pet gastar energia. No entanto, se você, como dono, preferir não subir e descer os degraus com o seu animal, tente jogar brinquedos escada acima para o seu cachorro perseguir.
"Contudo, se o seu pet for mais velho ou tiver problemas nas articulações esse exercício não é indicado para ele e neste caso, o melhor a se fazer é consultar um especialista sobre quais atividades o seu cãozinho ou gato podem realizar", alerta Júnior.
Buscar
Quem disse que você tem que estar no quintal ou em um espaço ao ar livre para brincar o tradicional jogo de busca com seu animal? Se sua casa possuir um corredor comprido ou algum cômodo espaçoso, pegue o brinquedo favorito do seu pet e jogue longe, incentivando-o a buscar.
Apenas atente-se a remover qualquer objeto de valor que seu melhor amigo possa derrubar durante a brincadeira.
Como o exercício insuficiente pode levar a problemas comportamentais e ganho de peso, é importante garantir que as necessidades de brincadeira e socialização de seu animal de estimação permaneçam consistentes durante todo o ano.
"Por mais tentador que seja deixar seu pet quietinho nesses dias mais frios é importante para a saúde mental e física dele estimulá-lo a gastar energia”, complementa Júnior Ferreira.
Ficar em casa não precisa ser entediante. Os cães se divertem com brincadeiras interativas e essas cinco atividades certamente os manterão ativos e com o cérebro estimulado!
Entretanto, se você não tem tempo de dar ao seu pet a quantidade necessária de exercícios, uma boa opção é entrar em contato com uma creche para cães.