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Os Encantadores de Clientes

20 ago 2009 às 10:46

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Inúmeras empresas bradam aos quatro cantos que encantam diariamente seus clientes, contudo poucas realmente arriscam-se a exemplificar em quais situações estes mesmos consumidores percebem tamanha excelência no processo de atendimento. Outras acreditam que um pote de guloseimas permanente pode ser definido como serviço encantador, portanto imprevisível e extraordinário. Infelizmente para eles, estão enganados.

Pequenos gestos de interesse e disposição ao serviço – ou "mimos" – colaboram para que a atenção dos clientes seja focalizada para a sua organização por algum tempo, mas não acredite que algumas guloseimas serão responsáveis pela fidelização permanente. E isto também vale para relacionamentos, pois a namorada não ficará profundamente encantada ao receber belas flores em seu aniversário caso já espere tal gentileza. Mas ainda assim, sugiro que continue a enviá-las.

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Por não compreenderem que o prazo de validade dos serviços encantadores é curto, empresas dizem oferecer benefícios extraordinários quando entregam apenas Valores Básicos. Cadeiras confortáveis, banheiros limpos, cafezinho quente e atendentes bem preparados são o mínimo que uma empresa pode proporcionar e isto não encanta a ninguém.

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Outros acreditam que para surpreender é preciso tão somente oferecer o mesmo nível de qualidade disponibilizado pelos principais concorrentes do setor. Um grave erro, pois o máximo que proporcionam são os Valores Esperados que o mercado já se habituou a apreciar. É o caso das empresas que fornecem estacionamento grátis, têm uma política de preços baixos ou entregam pontualmente aquilo que é adquirido, mas também são seguidas nestas iniciativas por outras competidoras. Em suma, os clientes não se arrebatam porque já estão acostumados a gozarem tais privilégios e sua conservação é importante para a permanência da satisfação.

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Por outro lado, há organizações que decidem ouvir seus clientes visando entregar exatamente aquilo que eles querem. Para tanto, conduzem pesquisas em busca dos Valores Desejados, isto é, produtos e serviços que os consumidores apontam como fundamentais para a satisfação de suas necessidades. Como exemplo, podemos citar o fio dental no sanitário de restaurantes, internet banda larga em quartos de hotel ou o desconto no preço final decorrente de uma grande compra.


O problema é que uma boa parcela dos clientes geralmente não sabe o que quer e apenas reage àquilo que o mercado lhes proporciona. É por isto que grande parte dos produtos universalmente conhecidos – como telefone celular e controle remoto – não foram desenvolvidos a partir de sugestões dos seus próprios ávidos consumidores futuros, em que pese o fato de muitas empresas continuarem a aguardar que os compradores digam o que desejam.

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Você encanta quando adiciona Valores Imprevistos, isto é, vai além, faz aquilo que o cliente não imaginava que pudesse fazer por ele. Em outras palavras, para encantar é preciso praticar exatamente o contrário daquilo que é esperado, ser deliciosamente imprevisível e deixar o cliente com a sensação de que "está em débito" com a sua organização.


A partir de hoje procure responder à pergunta mais importante para o sucesso da sua empresa: o que você poderá oferecer, ninguém se atreveu a praticar e que surpreenderá positivamente os consumidores?


Seus clientes agradecerão.




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