Viviane Rodrigues

O significado da imagem do profissional do séc. XXI

14 ago 2007 às 11:00

O profissional moderno tem confirmado diariamente que para ser considerado "competente" precisa oferecer além de sua expertise (conhecimento e técnica de atuação) um especial cuidado com a sua aparência, compostura e estilo pessoal, pois estes fatores também constituem sua formação.

A imagem e apresentação pessoal do profissional do séc.XXI requer "significado" para criar uma marca pessoal. Atenção ao vestuário, à boa aparência e às habilidades interpessoais são considerados valores agregados na venda do nosso trabalho e ainda utilizar esses valores com significado é trazer sentido maior ao que fazemos e definir como seremos lembrados.


A bandeira de um país representa uma nação, as orelhas do Mickey Mouse lembram o entretenimento e a realização de sonhos presente na logo-marca da Disney World, o M do Mac Donald representa jovialidade, a cruz de Jesus significa vida eterna, as ondas presentes no símbolo da Coca-Cola significam refrescância e o conjunto da nossa imagem também representa algo para as pessoas. O que precisamos saber é se significamos para os outros aquilo que de fato desejamos. A competência profissional aparece quando significamos para os outros: "resultados", "comprometimento", "transparência", "bom relacionamento com os clientes e colaboradores", "identificação com a empresa", "preocupação com o autodesenvolvimento".


As empresas se preocupam cada vez mais com isso porque o funcionário hoje é mais um reforço da imagem que a empresa pretende passar para o mercado. Tanto é que o colaborador funciona como um cartão de visita da empresa. Assim, durante o atendimento ao cliente (presencial, telefônico e virtual), no relacionamento com os colaboradores, durante o encontro com os stakeholders (todas as pessoas que se relacionam com a empresa), durante as reuniões internas e almoço de negócios, nas festas de confraternização e até nos momentos de lazer ou descanso é preciso compromisso com o significado que nos mantém empregáveis. Já que qualquer deslize pode converter em retrabalho e desprestígio.


Segundo especialistas, se você tiver o mesmo currículo que o seu concorrente e estiver disputando uma vaga ou uma promoção, quem se encaixar de maneira mais adequada nos códigos de vestimenta da empresa, leva a melhor. Isso vale para qualquer tipo de funcionário e até mesmo para os estagiários que devem prestar atenção na roupa e nas regras de convivência da empresa onde trabalham. O estágio pode gerar ou não a contratação e cuidados como estes contribuem para a valorização do candidato.


Boa Aparência e não Beleza (Estética) é o que o mercado pede. Segundo o publicitário, empresário e recrutador do programa Aprendiz, Roberto Justus, "você não precisa ser bonito, precisa ter um bom cuidado. No mundo dos negócios, a aparência tem importância principalmente na primeira impressão. Quando uma pessoa entra numa sala para fazer uma apresentação, para entregar algo ao cliente, para fazer qualquer coisa, se estiver bem apresentada vai causar uma impressão muito melhor. Vai facilitar ser ouvida. O mundo dos negócios se abre mais facilmente para as pessoas que estão adequadas. É a mesma coisa que você ser convidado para um casamento, onde todos vão de terno e você vai de short. Não cabe. Existe um sistema na nossa sociedade que exige um certo grau de respeito."


O equilíbrio entre vida pessoal e profissional, a consciência sobre a empregabilidade, o alinhamento com os valores, princípios e cultura da empresa, o acolhimento dos processos de mudança e o compromisso com o encantamento no relacionamento com as pessoas são os conhecimentos, habilidades e atitudes (C-H-A) fundamentais para a construção da melhor apresentação pessoal e sucesso profissional neste século!


Confira a seguir algumas orientações para o cultivo da boa imagem e apresentação pessoal!


DICAS ESPECIAIS:


1)Viva a Boa Aparência: cuide do seu vestuário (uniformes ou preferência por roupa social: camisa com gola, calça social, saia comprida, combinação de cores, peças de bom gosto que valorizam a sua empregabilidade); da maquiagem (tons suaves que valorizam seus melhores traços); do cabelo (preferência: curtos para os homens e mulheres: amarrados, quando muito compridos, para evitar o acúmulo de fios no ambiente e valorizar a sua expressão facial e quando soltos, cuidar do tratamento); da higiene pessoal (barba, caspa, transpiração, hálito); dos dentes; da saúde física e emocional. Evitar: decotes, transparências, minissaias, fendas, tênis, bermudas, jeans rasgado, camiseta com propaganda (tiram o foco do trabalho).
2)Invista em Noções de Etiqueta;
3)Melhore a sua postura: transmita confiança, segurança, vitalidade, profissionalismo, comprometimento, humanização e cuide da sua comunicação escrita, oral e da expressão corporal.
4)Crie uma imagem positiva e otimista: as pessoas fogem de quem está sempre de mau-humor e que não sabem ouvir o outro. Aja com respeito e educação; cumprimente com alegria as pessoas; seja amável; ofereça atenção e um semblante receptivo.
5)Demonstre iniciativa, persistência e motivação em tudo o que faz: as pessoas vão identificá-lo como alguém interessante e interessado;
6)Tente não dizer nada negativo ou julgamentos sobre outra pessoa: a disciplina verbal pode se tornar um hábito e vale a pena;
7)Venda corretamente a sua imagem: ser competente e parecer competente;
8)Torne-se conhecido: comente com as pessoas sobre os seus projetos e idéias;
9)Tenha uma boa rede de contatos: aprimore os relacionamentos na empresa e reative antigos contatos;
10)Espelhe em profissionais de sucesso e que vivenciam a importância dos cuidados com a imagem pessoal: troque idéias com eles sobre este assunto;
11)Solicite feedback às pessoas próximas: e descubra o que manter na sua apresentação pessoal e o que corrigir.

O profissional hoje tem que ser completo, além de ter um ótimo conteúdo precisa apresentar uma bela embalagem.

Tenha uma ótima semana e siga em frente lembrando sempre de valorizar a sua imagem!!


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