1. Use metáforas na hora de pensar
Pensar metaforicamente é uma das maneiras de sair do lógico para o abstrato. "Para quem pensa literalmente, uma rosa é apenas uma rosa. Mas para um metafórico, uma rosa pode ser as buchechas de uma mulher, uma armadilha de sedução ou a manhã que antecede uma tempestade", diz Neumeier no artigo.
2. Pense em imagens
Leia mais:
Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina
Como você tem convidado os seus líderes para os treinamentos?
O que fazer quando problemas pessoais afetam o desempenho das lideranças
Seus líderes sabem falar e escrever bem o português?
Muitos acreditavam que o pensamento de Einstein era apenas lógico, mas na verdade o cientista funcionava de maneira oposta. Em vez de usar a matemática para solucionar problemas, ele preferia pensar em imagens e relações espaciais. Segundo ele, o pensamento visual ajuda a encontrar a essência do problema levando a conclusões que a linguagem comum não alcançaria.
3. Procure ideias em diferentes áreas
Voltaire afirma que a "originalidade é uma imitação sagaz". Então, Neumeier sugere que as pessoas busquem ideias em outras áreas. Fazer isso é um estímulo à imaginação, já que você vai aplicar uma disciplina e usar outra. Aqui vale lembrar a história de Philo Farnsworth, um menino que teve a ideia de criar a televisão elétrica e o dissecador de imagens por raios catódicos enquanto cultivava batatas com a família.
4. Vá a encontros às cegas
Faça conexões e inove a partir do encontro de duas ideias não-relacionadas. O que você ganha a partir do encontro entre um banco e uma lan house, uma loja de sapatos com uma instiuição de caridade ou um show da Broadway com uma performance circense? Modelos de sucesso como ING Direct, sapatos Toms e o Cirque du Soleil estão aí para provar isso.
Fonte: Administradores.com
Veja outros artigos sobre o assunto: