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Domínio da língua

Seus líderes sabem falar e escrever bem o português?

Equipe Caput
20 abr 2017 às 11:42

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Não há nada mais desagradável e constrangedor dentro de uma empresa do que receber um e-mail, mensagem ou relatório de um gestor cheio de erros básicos de português.

Leia mais sobre o tema liderança no blog da Caput.

– Seguem anexo (anexos) os documentos solicitados.

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– Os vendedores cumpriram menas (menos) tarefas hoje.

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– Espero que ele seje (seja) punido.

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– Era para mim (para eu) fazer o relatório.


– O João sempre media (medeia) os debates na empresa.

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– O gerente havia chego (chegado) atrasado para a reunião.


– Ele não respondeu o (respondeu ao) meu e-mail.

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– Os fatos retificaram (ratificaram) nossas previsões.


– Bom final (fim) de semana.

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Em um texto recente aqui no Mundo Corporativo falamos da importância de os líderes construírem uma boa reputação e credibilidade frente aos subordinados, pares, superiores e clientes. E se tem uma coisa capaz de afetar negativamente a imagem de um gestor é o uso incorreto da língua portuguesa.


Não estamos falando da inabilidade de comunicação. Porque, em tempos de alta conectividade, ficou muito mais fácil transmitir uma mensagem. A tecnologia tratou de dar uma "mãozinha" para os escritores menos habilidosos. Contudo, é bom lembrar que o corretor ortográfico dos celulares e computadores nem sempre acerta.

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No mundo corporativo, a situação se torna ainda mais grave porque não é um feedback simples de dar. Imagine ter que sentar com um gerente bem-sucedido na área em que atua e dizer que ele precisa de aulas de português. Por causa dessa dificuldade, muitas empresas acabam abafando o problema e "engolindo" relatórios, e-mails e apresentações mal feitos.


Só que de nada adianta concentrar esforços em preparar lideranças para pensarem estrategicamente, ler cenários, tomar decisões importantes quando existe um déficit básico e gravíssimo: a falta de domínio da língua materna. Uma saída, após identificar os profissionais que apresentam mais dificuldades, é promover cursos de redação comercial e salientar a importância de falar e escrever corretamente. Aliás, esse tipo de capacitação pode ser estendida e aplicada periodicamente a todos os colaboradores.

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Nesse tipo de curso, os participantes terão a chance de tirar dúvidas, aprender como construir relatórios, confeccionar propostas de orçamentos, elaborar apresentações e até redigir e-mails. Depois, é importante que cada pessoa receba feedback individual, para entender os próprios erros e corrigi-los.


É fato que a falta de leitura é a causa principal do problema. É difícil alguém escrever bem se não possui o hábito de ler. Apesar de as pessoas estarem conectadas e terem acesso a muitas informações, em geral, leem coisas superficiais. E isso vale para as lideranças, infelizmente.

A linguagem escrita é um recurso de comunicação valioso e deve ser levado mais a sério dentro das organizações. Até porque o mau uso da língua afeta não apenas a credibilidade do profissional, mas também da empresa onde ele atua. Pequenos deslizes na escrita ou na fala são capazes de macular um trabalho bem feito. Portanto, não espere para agir!


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