De acordo com o relatório divulgado pelo Bank of America Merril Lynch, a Petrobrás passou a ser a empresa mais endividada do mundo. Segundo dados do documento isso ocorreu por conta de um alto investimento feito pela petrolífera.
Segundo o documento "a dívida da Petrobrás cresceu rapidamente com a empresa implementando um ambicioso programa de investimento de US$ 237 bilhões para o crescimento de sua produção offshore. [...] Sem uma produção maior, a alavancagem continuará a crescer a menos que ocorra um forte aumento nos preços da gasolina e uma forte redução no programa de capex (investimento). Os próximos 6 a 18 meses serão, esperançosamente, o início de uma importante virada para a Petrobrás em termos de produção".
Para a analista que assinou o documento, Anne Milne, um fator importante para a Petrobrás seria o aumento dos preços, o que julga difícil "dada a fraqueza no crescimento da economia, pressão inflacionária, um real fraco e risco de protestos sociais". Um outro caminho adequado seria a redução do programa de investimentos. "A empresa identificou US$ 29,5 bilhões em projetos que estão com baixa valorização", destaca Anne.
Fonte: O Estadão
Veja outros artigos sobre o assunto:
Caput Consultoria e Treinamento (43) 3029-5000 - Londrina/PR www.caputconsultoria.com.br