Se você não está mais dando conta de tanta coisa que tem para realizar, confira 5 dicas que pode ajudá-lo a solucionar os prazos para não perder a sua essência.
1. Crie um calendário
Tenha sempre consigo um calendário com todos os seus prazos. Assim, você pode ver tudo o que precisa fazer em um único lugar. Ficando mais fácil priorizar o seu tema, pois saberá antes o que está por vir. Mas não é somente isso: tente criar "pequenos objetivos", que assim são mais fáceis de serem cumpridos. Isso resultará em finalizar o projeto com maior facilidade porque, ao invés de definir um grande prazo, você pode dividir o que precisa ser feito e escolher a ordem de prioridades para executar. Se você não tem o hábito de checar o seu calendário diariamente, talvez precise de um pequeno empurrão para começar a se acostumar. coloque alarmes como maneira de lembrar-se dos seus compromissos, seja em computadores ou celulares. Não corra o risco de se esquecer de algum prazo e furar seu planejamento.
2. Organize seu e-mail
Quanto mais projetos você está envolvido, maior o fluxo de e-mails em sua caixa. Para não se perder no meio de "milhares" de e-mails, é sempre bom separá-los por tópicos, pastas, assuntos e pessoas. Pois assim, você terá quase tudo organizado e muito mais fácil de localizar o que deseja.
Leia mais:
Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina
Como você tem convidado os seus líderes para os treinamentos?
O que fazer quando problemas pessoais afetam o desempenho das lideranças
Seus líderes sabem falar e escrever bem o português?
3. Se livre de coisas que possam dificultar o processo
Se você está cheio de relatórios e planilhas repetitivas para entregar semanalmente ou mensalmente, crie modelos para cada tipo de relatório ou planilha que podem ser reutilizados para não precisar refazer desde o começo toda vez. E também modelos de respostas para e-mails que são enviados com uma grande frequência para ter um tempo menor consumido para responder. Quanto mais simples ficarem as suas funções, maior o tempo que você tem para se envolver em outros projetos.
4. Preste atenção no prazo
Antes de ir embora, verifique se cumpriu todas as metas do dia atual e quais serão as próximas do dia seguinte, assim você pode elaborar como vai realizá-las. Não conseguiu acabar em tempo? Se programe para terminá-la no dia seguinte ou no próximo tempo livre que tiver (mesmo que pequeno) entre os projetos. Lembre-se que é importante ter horários livres durante o seu dia ou pelo menos uma vez por semana - o que vai permitir que você fique com um horário mais flexível e possa encaixar alguma coisa, caso necessário. Se organizando dessa maneira, você não só fica menos sobrecarregado como pode se programar e saber a carga de trabalho que aguenta para o futuro.
5. Pense em dividir
Se você começa a perceber que os seus "pequenos objetivos" não estão sendo cumpridos por conta do tempo, talvez chegou a hora de falar com o seu chefe para uma melhor distribuição dos trabalhos. Se você tem um cronograma com todos os prazos diários e semanais fica mais fácil de seu chefe priorizar os projetos mais importantes, e deixar os menos importantes ficarem nas mãos dos outros. Pode ser difícil se desprender de um projeto, mas cumprir os prazos é muito mais importante. É melhor ter uma maior tranquilidade do que tentar provar que consegue executar todos os projetos e falhar.
Veja outros artigos sobre o assunto: